sexta-feira, 30 de setembro de 2016

A EXPOINTER DO SILÊNCIO



A EXPOINTER DO SILÊNCIO

A declaração do presidente da FARSUL (Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul) Sr. Carlos Sperott sobre a conjuntura econômica e política que circundou a 39ª EXPOINTER, pois não tivemos discursos fortes e nenhuma quebra de braço neste momento, salientou Sperotto, mas sim um entendimento, todos os setores uniram forças na mesma direção para que o campo saia do clima de crise que vive o Brasil, e o que é mais incrível é que nesta união de esforços surtiu efeito, a EXPOINTER 2016 acenou uma reação do mercado de máquinas agrícolas, na casa de 11.76% de aumento nas propostas de vendas encaminhadas sobre 2015.
Apesar da chuva (não existe EXPOINTER sem chuva), tivemos uma feira muito concorrida, com muitos eventos paralelos, que certamente ajudaram para o sucesso da 39ª edição, como as inaugurações da Casa da OCERGS e da capela ecumênica no Parque Assis Brasil. Também a acirrada eleição de Eduardo Móglia Suñe para o biênio 2016/2018 a frente da ABCCC (Associação Brasileira de Criadores  Cavalo Crioulo) e a magnitude do Freio de Ouro com os grandes campeões:  nas fêmeas a égua Ferrera de Los Campos montada pelo ginete Antonieto Rosa nos machos o cavalo Harmonia Temprano montado pelo ginete Jorge Fonseca Machado.
A 39ª edição da EXPOINTER fechou com 1,92 bilhão de reais em vendas durante a feira. Na coletiva realizada na central de imprensa o Gov. Jose Ivo Sartori  declarou “Essa foi a EXPOINTER da superação econômica, de acreditar na retomada do crescimento do pais. EXPOINTER nos mostra que o momento é de retomada”.
Para o Secretário de Agricultura Ernani Polo salientou as parcerias entre os protagonistas e garantiram o sucesso da feira “Finalizamos mais uma edição da EXPOINTER com sucesso de vendas e na interação com o público”.
Em falar em público, a expectativa de público foi de 355 mil visitantes. O presidente da EXPOINTER Sergio Bandoca salientou a geração de 5.000 mil empregos temporários durante o evento.
Para o Governador Jose Ivo Sartori “A EXPOINTER é um patrimônio do Rio Grande do Sul” ao se referir da presença dos Ministros da Agricultura do Uruguai e da Argentina.
Um dos destaques da 39º EXPOINTER foi a Escola do Chimarrão que contabilizou a visita de pessoas de 251 municípios gaúchos e de 166 municípios de outros estados, e no setor também tivemos  o lançamento da Frente Parlamentar da Erva Mate que tem o objetivo e uma maior organização da cadeia produtiva, foi lançada e a assinatura do convênio de cooperação entre a Ibramate  e a Seapi/Fundomate. Ato importante a toda a cadeia produtiva da erva-mate.
Nas negociações de animais, nos nove dias de feira foram vendidos 11,77 milhões, 24,97% a menos das vendas de 2015, informação da FARSUL, o maior volume das vendas veio da ABCCC, a raça crioula negociou 8,79 milhões (74% do valor que o setor negociou na feira). Segundo o diretor administrativo da FARSUL  Sr. Francisco Schardoni, o grande destaque entre os animais foi a venda de exemplares rústicos.
Na agricultura familiar, espaço muito freqüentado na feira (espaço fechado, sem presença da chuva), As vendas da agroindústria na EXPOINTER  fechou 2,33 milhões, valor 8% menor que na edição de 2015. Para Carlos Joel da Silva, presidente da FETAG “ Como tivemos 30 expositores a menos este ano, em virtude do espaço, considero o resultado semelhante”. Joel também espera a ampliação do espaço, com a construção do segundo pavilhão da agricultura familiar para 2017.
Com referência no artesanato, a 33º Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul (EXPOARGS), somou mais de 942 mil reais em lucro com a saída de 22.755 peças comercializadas. O espaço reuniu expositores cadastrados no Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), as vendas de 2015 foram de 1,91% maiores que 2016.

Então aguardaremos com ansiedade a 40ª EXPOINTER, para constatarmos o  crescimento de nossa economia, a espera de uma super safra e a confirmação de todo a expectativa da retomadas da produção brasileira.

















UM RECANTO GAUCHESCO E BRASILEIRO NA CIDADE OLÍMPICA



RÁDIO VOZ DA QUERÊNCIA
NO RIO MÉDIA CENTER

Assim podemos caracterizar o domingo, 07 de agosto no Rio Media Center (RJ). Encabeçando o Projeto Semana do Turismo Gaúcho no Rio Media Center, o Diretor de Turismo do Rio Grande do Sul o Prof. Abdon Barretto Filho, que levou o melhor da grife gaúcha, ou seja, a representatividade do chimarrão, vinho e churrasco e a cultura e tradição gaúcha para o solo carioca.
A IBRAMATE (Instituto Brasileiro da Erva Mate), na figura de seu presidente Sr. Valdir Pedro Zonin, a IBRAVIN (Instituto Brasileiro do Vinho) representada por seu sommelier Vinicius Santiago, a Churrascaria Fogo de Chão representada, por seu gerente Sr. Cássio da Silve e o CTG Desgarrado do Pago.
O Prof. Abdon Barretto Filho declarou “Nossa idéia foi apresentar o Rio Grande do Sul como destino no Brasil sobre três aspectos: o vinho, a erva mate e o churrasco, com isso trouxeram um pouco das 27 regiões do estado e convidamos os jornalistas a conhecerem a nossa cultura”.
Para Valdir Pedro Zonin, presidente da IBRAMATE, a entidade tem por finalidade de promover a cultura da erva mate em âmbito regional, nacional e internacional inclusive na esfera do turismo, por todo o significado da erva mate para o Rio Grande do Sul, o estado adotou a erva mate como árvore símbolo e o chimarrão como bebida símbolo do povo gaúcho.
Na visão de Vinicius Santiago, o sommelier da IBRAVIN, "A Semana do Turismo Gaúcho foi excelente, muita gente interessada em conhecer os vinhos brasileiros, principalmente os vinhos gaúchos de diferentes regiões, a participação dos jornalistas foi fabulosa”.
Falamos dos produtos, o que foi indescritível para nós gaúchos, um fato que quase passou despercebido por todos, ver a bandeira da Sociedade Sul Rio-grandense (fundada no Rio de Janeiro em 08/11/1857, atual CTG Desgarrado do Pago, a mais antiga entidade tradicionalista do Brasil, mais isso é um capítulo a parte) nas mãos da gaúcha de Soledade, Amanda Tonezer, radicada no Rio de Janeiro e pelo paulista Leonardo Guinther Brixner, dois jovens apaixonados pelas tradições gaúchas que apresentaram aos participantes do evento um pouco de nossos bailes tradicionais.
Certamente os objetivos de gerar mídias espontâneas para o Rio Grande do Sul foram alcançados com louvor, a estratégia montada pelo Prof. Abdon Barretto Filho surtiu o efeito desejado, pois todos os kits promocionais do RS foram rapidamente pulverizados, os técnicos da IBRAMATE e da IBRAVIN foram muito requisitados pela mídia internacional, que demonstraram o maior interesse em tudo o que foi explanado.
Outra figura destacadíssima foi o assessor de imprensa da Secretária de Turismo o Jornalista André Furtado, que fez um grande trabalho durante toda Semana do Turismo Gaúcho.
O projeto foi um sucesso, parabéns a secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul personificado na figura de seu Diretor o Prof. Abdon Barretto Filho. 
A Rádio Voz da Querência e a Revista Tour & Negócios, nas figuras do Jornalista José Luis Biulchi de Souza e Marcelo Prezzi Dumit, se sentem honrados de ter feito parte deste projeto tão auspicioso ao turismo gaúcho, e grato por ter ajudado de alguma forma.