quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

CONCERTO NATALINO DE CANOAS 2011 - NATAL DA TRANSFORMAÇÃO

GRUPO TEATRAL DE PERNAS PRO AR

SOPRANO GABRIELA DI LACCIO

MAESTRO ANTONIO  CARLOS E A ORQUESTRA DE CÂMARA DO TEATRO SÃO PEDRO

NÃO CREIO EM PAZ SEM DIVISÃO
DE TANTO AMOR QUE EU ESPALHEI,
EM CADA CÉU EM CADA CHÃO
MINHA ALMA LÁ DEIXEI!

KLEITON E KLEDIR

"HÁ! VIRA VIROU
MEU CORAÇÃO NAVEGADOR
HÁ! GIRA GIROU
NESTA GALERA".



ESTRELA, ESTRELA
COMO SER ASSIM
TÃO SÓ, TÃO SÓ
E NUNCA SOFRER
BRILHAR, BRILHAR
QUASE SEM QUERER
DEIXAR, DEIXAR
SER O QUE SE É





domingo, 4 de dezembro de 2011

NATAL DA TRANSFORMAÇÃO 2011

BRÁZ IVALMIR DE OLIVEIRA (XAROPE) - LENDAS GAÚCHAS DE MEU TEMPO


 ...SE FICAR VELHO POR MINHAS ARTÉRIAS,
EI DE SER MOÇO POR MINHAS IDÉIAS.
NÃO CHORO O QUE O PASSADO LEVA EMBORA
VOU DOMANDO OUTROS SONHOS NO PRESENTE...
(Colmar Duarte)

Bráz Ivalmir de Oliveira 
(Xarope)

Aos 62 anos de idade e destes 47 anos dedicados a dança gaúcha, assim Ivalmir de Oliveira, o Xarope, casado, 02 filhos, morador de Canoas há 50 anos.
Xarope conquistou diversos títulos, entre eles tetra-campeão estadual de danças tradicionais, do Festival Estadual de Arte Popular e Folclore, um festival promovido pelo Mobral, percussor do FEGART e ENART, nos anos de 1977, 1978 e 1979 com o CTG Brazão do Rio Grande e em 1983 pelo G.A.G Piazitos do Sul.
Em chula, o 2º lugar nos anos de 1977 e 1978 e 1º lugar nos anos de 1979 e 1980, sendo destaque especial no ano de 1982 sendo elevado a categoria hour concur deste festival.
Dos 47 anos de danças, iniciados no Rancho Crioulo CCT, passando pelo CTG OS Gaudérios (Niterói), CTG Lenço Branco do Grêmio Gaúcho (01ano), CTG Brazão do Rio Grande (14 anos), C.F Tropeiros da Tradição (08 anos), juntamente com Roberto Muller, Moacir Gomes, Terson Praxedes, CTG Pagos da Saudade da Varig (04 anos), Grupo Os Güenoas (03anos).
Representou Canoas em vários estados brasileiros como: São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Maceió, entre outros. Fora do Brasil no Uruguai e Argentina.
Como instrutor Xarope passou pelas entidades tradicionalistas canoenses: Braseiro de Guajuviras, Pealo de Estância, Rancho Crioulo, Panela Velha, Veteranos, Seiva Nativa, Alma Crioula. Em Porto Alegre Vaqueanos da Tradição, Tiarayu, Maragatos.





FOTOS RETIRADAS DO ARQUIVO DO CTG BRAZÃO DO RIO GRANDE

sábado, 3 de dezembro de 2011

DE PAMPA E ALMA - FABRICIO VASCONCELLOS


 Fabricio Vasconcellos recitando o verso toadas da noite linda no Minha Querência 7º aparte.

O 2º CD DE POESIAS GAÚCHAS DE PAMPA E ALMA,  DO DECLAMADOR FABRICIO VASCONCELLOS NATURAL DE PELOTAS E AQUERENCIADO EM CANOAS,  LANÇADO PELA GRAVADORA VERTICAL JÁ ESTÁ A VENDA PELOS FONE 94150417, OU PELO EMAIL vasconcellos.fabricio@gmail.com E TAMBÉM ACESSEM wwwtoadasdanoitelinda.com.br.


sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

GRUPO SONIDO DEL ALMA GAUCHA


GRUPO SONIDO DEL ALMA GAUCHA
Da “Rainha da Fronteira” para a capital do Rio Grande.
 
O grupo “Sonido del Alma Gaucha” foi formado no ano de 2003 com o objetivo de trazer ao palco os valores literários e musicais do Gaúcho, bem com músicas dos folclores uruguaio e argentino.
As canções apresentadas pelo grupo são escolhidas de forma a proporcionar um espetáculo animado e interativo oferecendo ao público entretenimento cultural.
O Sonido tem mostrado seu trabalho no RS em toda a região da campanha, litoral sul, fronteira oeste, missões, serra; em São Carlos, Assunción (Paraguai) e Melo (Uruguai). Desde então mantém o propósito de, através da música, levar a mensagem da harmonia cultural existente entre Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina.
Em 2008, lançou o CD "Confraria de Fronteira", obra  que  se caracteriza como um resumo do trabalho do grupo até o momento, trazendo oito temas autorais.
Em 2009 lançou o CD "Hermanos Pampeanos". O disco, indicado ao Prêmio Açorianos da Música Gaúcha na Categoria  “Melhor Disco Regional”, inovou trazendo um clipe multimídia para a música "A arte pela história de um povo".
Em 2011 concebeu o CD “Riograndense e Platino”.  O álbum destaca-se pela  influência latino-americana dos ritmos. A produção musical é do acordeonista e arranjador Luciano Maia.
Agora chegou a vez do público de Porto Alegre e região metropolitana assistir ao talento do Sonido Del Alma Gaucha.

O que: Show de lançamento do CD 
“Riograndense e Platino”
Data:  07 de dezembro de 2011
Horário: 20h30min
Local: Teatro Bruno Kiefer
– Casa de Cultura Mario Quintana – Porto Alegre.
Promoção: Rádio Rural
Apoio: Clube do Assinante ZH
Produção: Gente Gaúcha
Ingressos: R$ 15,00
20% desconto para sócios do Clube do Assinante ZH.
50% desconto para idosos e estudantes.



César Oliveira & Rogério Melo lançam Rio-grandenses

                          

CÉSAR OLIVEIRA E ROGÉRIO MELO
LANÇAM RIO-GRANDENSES

No dia 15 de dezembro, ocorrerá o lançamento do CD e DVD Rio-grandenses, comemorativos aos dez anos de carreira de César Oliveira & Rogério Melo. Gravado em São Gabriel, o projeto visa realizar um apanhado da trajetória artística do dueto através de um repertório que inclui sucessos, músicas antigas e também temas atuais, registrados recentemente no CD Cantiga para o meu chão.
Rio-grandenses está sendo lançado em dois formatos: CD e DVD. O registro em CD foi dividido em dois volumes, um apenas com o dueto e outro contemplando os convidados que integraram o espetáculo, entre eles Paulinho Pires, Shana Muller, Mauro Moraes, Anomar Danúbio Vieira e Rogério Villagran – presenças já confirmadas no show de lançamento.
Já o DVD tem como conteúdo exclusivo uma apresentação de Luciano Maia & Quarteto Rio-grandense e a bela coreografia do grupo de dança Os Chimangos, parceiro de longa data, que participou também dos DVDs Pátria Pampa e O Campo. Além disso, o DVD traz o videoclipe da música Penãrol - com a ilustre participação de Luiz Carlos Borges, um dos maiores compositores e instrumentistas do Rio Grande do Sul - e o clipe de Com Almas Iguais, música que tem Joca Martins como intérprete convidado. O vasto conteúdo de extras do DVD – somados a mais de 2h de espetáculo ao vivo – deram origem a um DVD duplo, que terá uma edição especial com tiragem limitada em apenas 1000 cópias.

Serviço:
O que: Lançamento do CD e DVD Rio-grandenses, 
de César Oliveira & Rogério Melo
Show de abertura: Luciano Maia
Convidados: Paulinho Pires,
Shana Muller, Mauro Moraes, 
Anomar Danúbio Vieira e Rogério Villagran
Quando: 15 de dezembro, quinta-feira, às 21h30
Onde: Centro de Eventos Casa do Gaúcho 
(Parque da Harmonia), em Porto Alegre
Ingresso: 01 brinquedo novo, 
que será doado para crianças carentes
Informações: (51) 9822.9151 ou producao@cesarerogerio.com.br

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

GRACIAS PARCEIROS!


GRACIAS PARCEIROS
Parceiro é aquele que quando se precisa não nega estrivo,
Parceiro é aquele que honra o fio de bigode,
Parceiro é aquele se pode contar nas horas de precisão.
Muito obrigado meus parceiros
Muito obrigado vereadores

Ivo Fiorotti, Patício e Dário Silveira.
Por ajudar e acreditar na cultura regional.
O Minha Querência

da arte, música e poesia crioula 7º aparte
Só aconteceu, só foi realizado graças aos senhores.
Muito Obrigado e Gracias!

MINHA QUERÊNCIA DA ARTE, MÚSICA E POESIA CRIOULA - 7º APARTE

O DEFINITIVO

O Minha Querência da arte, música e poesia crioula 7º aparte, inserido na 2º Semana da Música de Canoas foi definitivo, com uma grande qualidade, mostrando o que Canoas produz de melhor na cultura regional.
Tendo representado todas as tendências culturais como a música, teatro, poesia, dança e literatura e com alguns presentes para o público presente, foram os casos dos declamadores Emerson Ganzer (Tapejara), e o declamador natural de Pelotas e radicado em nossa querência Fabrício Vasconcellos.
O único ponto negativo da noite, como sempre, o público que não prestigiou o evento, talvez seja por isso que os nossos governantes preferem apostar em outras formas culturais do que na cultura regional, o culpado disso é a própria população canoense que não se faz presente nos eventos culturais do município. 


























Não sei se o Minha Querência da arte, música e poesia crioula, irá continuar em 2012, mas em nosso 7º aparte conseguimos satisfazer todas as nossas expectativas como espetáculo, toda a qualidade e toda a satisfação como projeto cultural.


Uns colecionam medalhas de ouro;
Outros imagens de santos;
Uns, prata, outros mármores;
E eu coleciono amigos.
(Gilberto Freire)