segunda-feira, 10 de outubro de 2016

PORTO VOLTOU A FICAR ALEGRE


PORTO VOLTOU
A FICAR ALEGRE

Na manha de ontem, 27 de setembro, Dia Internacional do Turismo, certamente Porto Alegre se coloriu bem mais que as cores da primavera, se engalanou, para receber de braços abertos uma de suas maiores entidades porto-alegrense, a volta do Barco Cisne Branco.
Após oito meses de reforma, causada pela tragédia que abateu porto Alegre na noite de 29 de janeiro, em razão das rajadas de vento nunca vista antes em nossa capital.
Para a proprietária do barco Sra. Adriane Hilbig “O apoio da comunidade, o carinho com que as pessoas trataram o assunto nos dava força e certeza que os 38 anos fazendo parte da história de Porto Alegre, o barco Cisne Branco não tinha chegado ao fim”.
Ontem na reinauguração do barco, no cais Mauá, junto ao pier da Empresa Cisne Branco, onde  Adriane reuniu autoridades  como o prefeito de Porto Alegre Sr. José Fortunati que nos declarou “Durante 38 anos, o Cisne Branco cumpriu um papel fantástico de valorização do turismo aquático  na cidade de Porto Alegre, é um turismo diferenciado, acabamos conhecendo as nossas ilhas de uma forma mais profunda, com um, olhar diferenciado sobre a cidade e indiscutivelmente são momentos prazerosos pra quem realiza esta viagem”. Também presente o Secretário Adjunto de Turismo de Porto Alegre Sr. Jose Peres, representando a Marinha do Brasil estavam presentes o Capitão de Corveta Sr. Claudio Luis Estrella Pereira mais a imprensa escrita, falada e televisada e profissionais do trade de turismo.
O ponto mais auto do evento foi quando as arquitetas responsáveis pela reforma Ágata Arboitte e Monique Fontes foram convidadas por Adriane Hilbig para serem as madrinhas e fazerem a já tradicional batismo com champanhe.
Em breve o Cisne Branco irá singrar as águas do Guaíba, fazendo então Porto Alegre mais feliz.


Jose Luis Biulchi de Souza
Jornalista/ Repórter Fotográfico
MTB/RS 14009 – ARFOC 603
Editora Minha Querência
(51) 91385762













sábado, 1 de outubro de 2016

A RÁDIO VOZ DA QUERÊNCIA NA SEMANA FARROUPILHA 2016




A RÁDIO VOZ DA QUERÊNCIA

NA SEMANA FARROUPILHA 2016


Ao término da Semana Farroupilha 2016, para a Rádio Minha Querência, a nossa van premier,  foram os nossos programas especiais sobre os Farrapos, durante a Semana farroupilha e a nossa primeira transmissão externa, a nossa estreia, em alto nível nos dias 19 e 20 de setembro.
Tivemos a honra de transmitir a Semana Farroupilha 2016, na Estância da Harmonia, diretamente do Piquete Pago da Saudade, e como a hospitalidade é um dos valores do povo gaúcho, a Família Pago da Saudade nos recebeu de braços abertos, receptivos, nos deixando a vontade para podermos fazer a melhor transmissão possível.
Gracias ao Patrão Sr. Adão da Silva e a toda sua família, e também a família Adams, nas figuras dos irmãos Daniela e Telmo, que foram a alma daquele piquete.
Certamente retornaremos ao Piquete Pago da Saudade, pois lá deixamos um pouco Rádio Voz da Querência plantada no galpão, sementes de gratidão e parceria.

“SAÍMOS DO PAGO LEVANDO A SAUDADE,

 PAISANOS E ATÉ 2017”






RÁDIO VOZ DA QUERÊNCIA NA 39ª EXPOINTER





RÁDIO VOZ DA QUERÊNCIA

NA 39ª EXPOINTER


A Rádio Voz da Querência, em sua estréia em cobertura de EXPOINTER, estava situada no centro de imprensa do Parque Assis Brasil em Esteio, na cabine 1. Transmitindo ao vivo todos os 09 dias da exposição, sendo a única rádio que transmitiu todos os eventos mais importantes da 39ª EXPOINTER, do Freio de Ouro até a coletiva do Governo do Estado no final da feira, entre estes dois eventos, houveram tantos acontecimentos que a Rádio Voz da Querência esteve presente.
Noticiamos em primeira mão o novo presidente da ABCCC, nas coletivas de imprensa dos secretários e diretores de autarquias estava lá presente o microfone da Voz da Querência. Eventos dentro do parque como o Arroz Amigo na casa do IRGA, a coletiva da FARSUL, na inauguração da casa da Ocergs, ou no lançamento da Frente Parlamentar da Erva Mate estávamos lá com a telefonia ao vivo, levando aos quatro cantos do Rio Grande do Sul os acontecimentos sociais e jornalísticos relevantes para a economia gaúcha.
Em nossa cabine recebemos visitas como a do consultor da Valley/Irriger Bruno Batalha nos informando do uso da tecnologia na irrigação, o Sr. Homero (peão caseiro da casa da FARSUL) que foi um dos organizadores da cavalgada que em 2001 foi de Passo Fundo até Brasília na 1ª Cavalgada da Integração Nacional na Defesa da Produção Rural, 1,8 mil quilômetros a pata de cavalo em 56 dias, Jose Cestari que é palestrante sobre qualificação e turismo para taxistas, os artesões João Lesbão (gaúcho) e Marcelo Nera, ambos de Santana do Livramento, que nos deram um parecer sobre a movimentação da 33ª Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul (EXPOARGS), e também a representante da Tegpoint (a internet das coisas), a Sra. Juliana Farina que nos colocou a par desta ferramenta.
Cumprimos o papel de imprensa, de informar, reportar os acontecimentos, e até nisso fomos muito felizes, quem nos acompanhou pelas redes sociais,#nomomentoradiovozdaquerencia, encontrou imagens privilegiadas do que estava acontecendo de interesse público durante a feira, sempre no instante que os fatos se realizavam.
Agradecemos a Secretária de Agricultura, na figura do Secretário Sr. Ernani Polo, que permitiu a nossa presença no Parque Assis Brasil, a Secretária de Comunicação do Governo do RS Sr. Cleber Benvegnu e ao coordenador do centro de imprensa Sr. Paulo Ricardo Resen pela recepção, acolhimento e condição de trabalho nos permitindo que seguíssemos o nosso projeto em toda a sua execução.
Esperamos ter correspondido as expectativas e até a 40ª EXPOINTER, em 2017.







SOCIEDADE SUL RIOGRANDENSE



SOCIEDADE SUL RIOGRANDENSE

Em 08/11/1857, o Professor e filólogo Antônio Alvares Pereira Coruja, 1º Gramático do Brasil, nascido em Porto Alegre no dia 30/08/1806, junto com outros 24 gaúchos fundou a SOCIEDADE RIOGRANDENSE BENEFICENTE E HUMANITÁRIA, que visava reunir os gaúchos "de posse", residentes na Capital do Império, para ajudar os gaúchos "necessitados" no Rio de Janeiro, inclusive proporcionar os seus retornos à terra natal, e visava, ainda, nesse convívio de ricos e pobres gaúchos a exaltação do amor ao Rio Grande, pela sua gente, pela sua história e pela sua Tradição.
Na oportunidade da aprovação do 1º Estatuto da Sociedade, em 02/02/1858, foram agraciados com títulos honoríficos:
Dom Feliciano José Rodrigues Prates (1º Bispo do Rio Grande do Sul), o Marques de Caxias (Presidente do Conselho de Ministros e senador pelo Rio Grande do Sul), o Barão de Mauá, o Barão de Quararim (Pedro Fernandes Braga, senador pelo Rio Grande do Sul), os conselheiros de estado e senadores do Império, José Martins da Cruz Jobim e José de Araújo Ribeiro e o Ministro da Fazenda, Cândido Batista de Oliveira.
E tamanho foi o desenvolvimento da Sociedade na área da beneficência, do humanismo e da cultura, que teve os seus atos reconhecidos através do Decreto 2933, de 11/06/1862,assinado pelo Conselheiro de Estado, Presidente do Conselho de Ministros e Secretário de Estado dos Negócios do Império, o Exmo. Marques de Olinda e chancelado por Sua Majestade o Imperador Dom Pedro II, lhe concedendo a "Autorização de Atuação Beneficente e Humanitária".
Comemorando-se a data de Osório, 24 de maio de 1977, a diretoria da Sociedade decidiu proporcionar ao corpo social uma festa-churrasco na sua sede campestre.
Nesse ensejo, com o apoio dos associados presentes, ficou decidido pôr-se em prática, com maior vigor, o que já determinava o departamento social; fundar dentro da entidade um órgão destinado especialmente às tradições e ao folclore, nos moldes dos Centros de Tradições Gaúchas, que atuam em nosso Estado.
Os entusiastas da iniciativa, além do Presidente Augusto Leivas de Otero e do vice Pedro de Mallet Jobim, foram, em primeira linha, João Kessler Coelho de Souza, patrão honorário do CTG, Paulino Jacques e Mário Kroeff.
Por decisão conjunta da Diretoria e do Conselho Deliberativo, em 30/08/77 foi aprovado o Regimento Interno de criação do CTG Desgarrados do Pago sendo que a primeira Patronagem foi formada e empossada em 20/09/77.

HINO DA SOCIEDADE 

SUL RIOGRANDENSE

Sociedade Sul Riograndense
Guardiã de um passado de glória
Na querência do Rio de Janeiro
És palanque a cultuar a nossa história

A bandeira de Antônio Pereira
Se fez rumos de humana razão
Pelos filhos da Pátria gaúcha
Desgarrados distantes do chão

Mesmo longe das verdes coxilhas
E da quincha do céu mais azul
És moirão sustentando o Rio Grande
Sentinela avançado do Sul

Liberdade, luta e coragem
São esteios de firmes ideais
Reafirmando a herança farrapa
De não sermos escravos jamais

Desgarrado, irmão, rio grandense
És gaúcho em qualquer lugar
Sempre pronto a morrer pelo pampa
Se o clarim do Rio Grande chamar.


Letra: Armando Vasques - Sadi Marchi
Música: Valdir Santana












sexta-feira, 30 de setembro de 2016

A EXPOINTER DO SILÊNCIO



A EXPOINTER DO SILÊNCIO

A declaração do presidente da FARSUL (Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul) Sr. Carlos Sperott sobre a conjuntura econômica e política que circundou a 39ª EXPOINTER, pois não tivemos discursos fortes e nenhuma quebra de braço neste momento, salientou Sperotto, mas sim um entendimento, todos os setores uniram forças na mesma direção para que o campo saia do clima de crise que vive o Brasil, e o que é mais incrível é que nesta união de esforços surtiu efeito, a EXPOINTER 2016 acenou uma reação do mercado de máquinas agrícolas, na casa de 11.76% de aumento nas propostas de vendas encaminhadas sobre 2015.
Apesar da chuva (não existe EXPOINTER sem chuva), tivemos uma feira muito concorrida, com muitos eventos paralelos, que certamente ajudaram para o sucesso da 39ª edição, como as inaugurações da Casa da OCERGS e da capela ecumênica no Parque Assis Brasil. Também a acirrada eleição de Eduardo Móglia Suñe para o biênio 2016/2018 a frente da ABCCC (Associação Brasileira de Criadores  Cavalo Crioulo) e a magnitude do Freio de Ouro com os grandes campeões:  nas fêmeas a égua Ferrera de Los Campos montada pelo ginete Antonieto Rosa nos machos o cavalo Harmonia Temprano montado pelo ginete Jorge Fonseca Machado.
A 39ª edição da EXPOINTER fechou com 1,92 bilhão de reais em vendas durante a feira. Na coletiva realizada na central de imprensa o Gov. Jose Ivo Sartori  declarou “Essa foi a EXPOINTER da superação econômica, de acreditar na retomada do crescimento do pais. EXPOINTER nos mostra que o momento é de retomada”.
Para o Secretário de Agricultura Ernani Polo salientou as parcerias entre os protagonistas e garantiram o sucesso da feira “Finalizamos mais uma edição da EXPOINTER com sucesso de vendas e na interação com o público”.
Em falar em público, a expectativa de público foi de 355 mil visitantes. O presidente da EXPOINTER Sergio Bandoca salientou a geração de 5.000 mil empregos temporários durante o evento.
Para o Governador Jose Ivo Sartori “A EXPOINTER é um patrimônio do Rio Grande do Sul” ao se referir da presença dos Ministros da Agricultura do Uruguai e da Argentina.
Um dos destaques da 39º EXPOINTER foi a Escola do Chimarrão que contabilizou a visita de pessoas de 251 municípios gaúchos e de 166 municípios de outros estados, e no setor também tivemos  o lançamento da Frente Parlamentar da Erva Mate que tem o objetivo e uma maior organização da cadeia produtiva, foi lançada e a assinatura do convênio de cooperação entre a Ibramate  e a Seapi/Fundomate. Ato importante a toda a cadeia produtiva da erva-mate.
Nas negociações de animais, nos nove dias de feira foram vendidos 11,77 milhões, 24,97% a menos das vendas de 2015, informação da FARSUL, o maior volume das vendas veio da ABCCC, a raça crioula negociou 8,79 milhões (74% do valor que o setor negociou na feira). Segundo o diretor administrativo da FARSUL  Sr. Francisco Schardoni, o grande destaque entre os animais foi a venda de exemplares rústicos.
Na agricultura familiar, espaço muito freqüentado na feira (espaço fechado, sem presença da chuva), As vendas da agroindústria na EXPOINTER  fechou 2,33 milhões, valor 8% menor que na edição de 2015. Para Carlos Joel da Silva, presidente da FETAG “ Como tivemos 30 expositores a menos este ano, em virtude do espaço, considero o resultado semelhante”. Joel também espera a ampliação do espaço, com a construção do segundo pavilhão da agricultura familiar para 2017.
Com referência no artesanato, a 33º Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul (EXPOARGS), somou mais de 942 mil reais em lucro com a saída de 22.755 peças comercializadas. O espaço reuniu expositores cadastrados no Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), as vendas de 2015 foram de 1,91% maiores que 2016.

Então aguardaremos com ansiedade a 40ª EXPOINTER, para constatarmos o  crescimento de nossa economia, a espera de uma super safra e a confirmação de todo a expectativa da retomadas da produção brasileira.

















UM RECANTO GAUCHESCO E BRASILEIRO NA CIDADE OLÍMPICA



RÁDIO VOZ DA QUERÊNCIA
NO RIO MÉDIA CENTER

Assim podemos caracterizar o domingo, 07 de agosto no Rio Media Center (RJ). Encabeçando o Projeto Semana do Turismo Gaúcho no Rio Media Center, o Diretor de Turismo do Rio Grande do Sul o Prof. Abdon Barretto Filho, que levou o melhor da grife gaúcha, ou seja, a representatividade do chimarrão, vinho e churrasco e a cultura e tradição gaúcha para o solo carioca.
A IBRAMATE (Instituto Brasileiro da Erva Mate), na figura de seu presidente Sr. Valdir Pedro Zonin, a IBRAVIN (Instituto Brasileiro do Vinho) representada por seu sommelier Vinicius Santiago, a Churrascaria Fogo de Chão representada, por seu gerente Sr. Cássio da Silve e o CTG Desgarrado do Pago.
O Prof. Abdon Barretto Filho declarou “Nossa idéia foi apresentar o Rio Grande do Sul como destino no Brasil sobre três aspectos: o vinho, a erva mate e o churrasco, com isso trouxeram um pouco das 27 regiões do estado e convidamos os jornalistas a conhecerem a nossa cultura”.
Para Valdir Pedro Zonin, presidente da IBRAMATE, a entidade tem por finalidade de promover a cultura da erva mate em âmbito regional, nacional e internacional inclusive na esfera do turismo, por todo o significado da erva mate para o Rio Grande do Sul, o estado adotou a erva mate como árvore símbolo e o chimarrão como bebida símbolo do povo gaúcho.
Na visão de Vinicius Santiago, o sommelier da IBRAVIN, "A Semana do Turismo Gaúcho foi excelente, muita gente interessada em conhecer os vinhos brasileiros, principalmente os vinhos gaúchos de diferentes regiões, a participação dos jornalistas foi fabulosa”.
Falamos dos produtos, o que foi indescritível para nós gaúchos, um fato que quase passou despercebido por todos, ver a bandeira da Sociedade Sul Rio-grandense (fundada no Rio de Janeiro em 08/11/1857, atual CTG Desgarrado do Pago, a mais antiga entidade tradicionalista do Brasil, mais isso é um capítulo a parte) nas mãos da gaúcha de Soledade, Amanda Tonezer, radicada no Rio de Janeiro e pelo paulista Leonardo Guinther Brixner, dois jovens apaixonados pelas tradições gaúchas que apresentaram aos participantes do evento um pouco de nossos bailes tradicionais.
Certamente os objetivos de gerar mídias espontâneas para o Rio Grande do Sul foram alcançados com louvor, a estratégia montada pelo Prof. Abdon Barretto Filho surtiu o efeito desejado, pois todos os kits promocionais do RS foram rapidamente pulverizados, os técnicos da IBRAMATE e da IBRAVIN foram muito requisitados pela mídia internacional, que demonstraram o maior interesse em tudo o que foi explanado.
Outra figura destacadíssima foi o assessor de imprensa da Secretária de Turismo o Jornalista André Furtado, que fez um grande trabalho durante toda Semana do Turismo Gaúcho.
O projeto foi um sucesso, parabéns a secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul personificado na figura de seu Diretor o Prof. Abdon Barretto Filho. 
A Rádio Voz da Querência e a Revista Tour & Negócios, nas figuras do Jornalista José Luis Biulchi de Souza e Marcelo Prezzi Dumit, se sentem honrados de ter feito parte deste projeto tão auspicioso ao turismo gaúcho, e grato por ter ajudado de alguma forma.