quinta-feira, 26 de junho de 2008

RANCHO CRIOULO CCT


RANCHO CRIOULO


Sou o Rancho do pampa brasileiro
A rústica morada do campeiro!
De barro, pau-a-pique e santa-fé,
Nesta imensa planura descampada,
Inda sirvo de abrigo a gauchada,
Valente descendência de Sepé.

A cidade sorrida minha estampa
Ao ver-me pontilhando pelo pampa
Como se eu fora uma pária sem valor...
O palácio não sabe, não descobre,
O quanto a minha história é alta e nobre,
Embora eu não lhe tenha o esplendor!

A cidade deslembra a minha origem...
Ignora qu'inda guardo na fuligem
Lembranças do fogão de Tiaraju,
Que eu guardo em cada leiva, em cada palha,
Os resquícios de sangua da batalha
Na qual rolou no campo o índio cru!...

Solitário nos ermos da coxilha,
Eu sou a viva imagem da vigília
A falar, na humildade que componho,
Dos heróis obscuros da querência
Imolados sem glória ou evidência,
Apenas redivivos no meu sonho...

Das horas de ventura ou desgraça,
Quando aqui se formava a grande raça,
Eu recolho, fiel, toda a memória.
Eu sou a testemunha de outras eras
A escrever pelo rastro das taperas
As páginas anônimas da história!


(João Palma da Silva, Rancho Crioulo poemas regionais, 1953)

Parabéns oas associados do Rancho Crioulo CCT pelos seus 53 anos de fundação. Fundado a 06 de junho de 1955, pelo Pioneiro do Tradicionalismo em Canoas o GAÚCHO João Palma da Silva.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

TCHÊ, DEIXE UM COMENTÁRIO PARA MINHA QUERÊNCIA