segunda-feira, 17 de agosto de 2009

INAUGURAÇÃO DA BIBLIOPARQUE


CANOAS INAUGURA 1º BIBLIOTECA PÚBLICA TRADICIONALISTA DO ESTADO
Dentro da proposta de descentralização da cultura na cidade foi inaugurada neste sábado (12/08/09), a Biblioparque Eduardo Gomes. Esta é a 2º biblioteca em um parque da cidade e tem enfoque na literatura regional gaúcha. O espaço conta com mais de mil livros.
"A cidade está revirada e passa por uma grande transformação que se inicia na cultura", disse o presidente da Associação das Entidades Tradicionalistas de Canoas, o Sr. Carmo Souza.
O secretário municipal de cultura, Jéferson Assumção, destacou que esta é a 1º Biblioteca Publica com temática tradicionalista no Rio Grande do Sul. "Este local, juntamente com a biblioteca do Capão do Corvo, rompe a idéia dos espaços fechados para a prática da leitura, dedicados somente ao estudo. Aqui o leitor pode desfrutar da literatura ao ar livre próximo ao meio ambiente", frisou o secretário.
O prefeito de Canoas, o Sr. Jairo Jorge lembrou que Canoas é uma cidade que aposta na valorização da cultura gaúcha. "Nossa cidade é composta por pessoas vindas de todo o estado, por isso temos uma preocupação em preservar a cultura regional", disse o prefeito.
O funcionamento do espaço será durante os finais de semana, das 10:00h às 17:00h, junto ao galpão da Associação das Entidades Tradicionalistas de Canoas (AETC).
A Biblioparque do Eduardo Gomes terá duas opções principais: proporcionar um local para estudos aos tradicionalistas e reativar o projeto Mala de Garupa, que levava livros por um mês a alguma entidade de Canoas. O município tem 43 Entidades tradicionalistas, que também contribuíram com o acervo da Biblioparque. A maioria dos títulos são doações de editoras parceiras da prefeitura e ainda há dois volumes presenteados ao local pelo folclorista Paixão Côrtes.
(Josias Bervanger, Secretaria Especial de Comunicação.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TCHÊ, DEIXE UM COMENTÁRIO PARA MINHA QUERÊNCIA