sábado, 26 de junho de 2010

A FISIONOMIA REGIONAL DOS POVOS

(site Canoas - creditos Ireno Jardim)

NADA MAIS UNIVERSAL QUE O FOLCLÓRICO;
NADA MAIS REGIONAL QUE O FOLCLÓRICO.
SÃO UNIVERSAIS OS ELEMENTOS ;
SÃO REGIONAIS AS COMBINAÇÕES.

POIS O QUE CONFERE FISIONOMIA REGIONAL  A CADA REGIÃO NÃO É TANTO A MATÉRIA REGIONAL, COMO O PRODUTO DE SUAS ESPECIAIS E SINGULARES MANEIRAS DE SUPER POSIÇÃO E MESCLA.
 (CARLOS VEGA, MAESTRO E ESTUDIOSO ARGENTINO)  

 
Talvez neste dia 22 de junho tenha acontecido de uma forma efêmera, casual e quase acidental, a proposta de todo o nosso trabalho, tanto o do nosso blog culturadaquerencia, o do Minha Querência "A Cultura Gaúcha em Revista" ou o do nosso Movimento Cultur'Arte Nativa, pois quando a Orquestra de Câmara da Ulbra iniciou os acordes da peça Danças Gaúchas de Alfredo Husberg, parece que estavam musicando as telas de Pedro Weingärtner, talvez KERB (1892, Novo Hamburgo)  


Onde conseguimos de uma forma espontânea, trazer o erudito ao regional em um ponto totalmente popular de nossa cidade (Calçadão de Canoas), onde passavam  transeuntes completamente desavisados daquilo que ia acontecer, e paravam para receber aquela pureza musical.


E quando Dante Ramon Ledesma sobe ao palco, sobe com ele uma América Latina sonhada, uma América Latina pensada culturalmente pelos povos irmãos, a América do mate, da integração, quando ele cantou em seu primeiro festival, na 5º Tertulia Nativista da cidade de Santa Maria em 1985 a musica Orelhano, já erguia uma bandeira de América livre. Gracias Dom Dante Ramon Ledesma. Parabéns Canoas, mesmo sem ter esta intenção e muito obrigado. GRACIAS!!!!!!!!!!!!!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

TCHÊ, DEIXE UM COMENTÁRIO PARA MINHA QUERÊNCIA