sexta-feira, 13 de maio de 2011

MINHA QUERÊNCIA OPINANDO

ESTAMOS NA CONTRA-MÃO CULTURAL

Enquanto todo Brasil se consientiza que o caminho é o regional como forma de difundir a cultura nacional, principalmente neste período pré-copa e a escolha das sub-sedes, os canoenses procuram outras formas culturais para desviar a atenção.
Penso que se canoense fossem, Cãmara Cascudo não teria a afirmação sua obra pelo descrédito e Ariano Suasuna não teria deflagrado o Movimento Armorial por falta de apoio e por ser um movimento extremamente regional.
E se Bob Dylan (que canta o folk americano), tivesse nascido com sotaque tchê não ultrapassaria o Gravataí com seu talento, pois a dificulde de valorizar é tamanha, deveriam conhecer valores regionais que dirigiram a sua obra com músicas de protesto, artistas como João Chagas Leite, João Sampaio. Até mesmo o cantor símbolo das missões Pedro Ortaça que cantou no Fórum Social Mundial, foi empurrado guela a baixo na Semana Farroupilha.
Como diz o prefeito em seu afã de transformar Canoas na capital do tradicionalismo, que "Canoas é feita de pessoas advindas do interior", interioranos de origem, gerados possívelmente crias do exôdo rural, da dificuldade do campo, não foram sempre urbanos como pensam e que dão respostas do que gostam a cada Semana Farroupilha ou em cada uma das mais de 38 entidades tradicionalistas de Canoas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

TCHÊ, DEIXE UM COMENTÁRIO PARA MINHA QUERÊNCIA