quarta-feira, 8 de junho de 2011

ALCY CHEUICHE PATRONO DA SEMANA FARROUPILHA

Presidente da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilha, Erival Bertolini; Alcy Cheuiche; presidente do IGTF, Rodi Pedro Borghetti; diretor administrativo do IGTF, Valter Carneiro.
A Comissão Estadual dos Festejos da Semana Farroupilha, na qual faz parte a Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (FIGTF) - instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura - anunciou nesta quarta-feira (08/06) o nome do escritor e professor universitário Alcy Cheuiche como patrono da edição deste ano, que acontece de 13 a 20 de setembro em diversos municípios do estado.
O homenageado deverá participar de uma série de atividades dos festejos, como o acendimento da Chama Crioula, em Taquara e em Porto Alegre, além dos desfiles de 19 e 20 de setembro.


 A CULTURA REGIONAL AGRADECE

Nasceu em Pelotas, Rio Grande do Sul, a 21 de julho de 1940. Aos quatro anos de idade foi viver em Alegrete, sua terra adotiva, onde aprendeu a ler, escrever e amar vida do campo. Aos 18 anos de idade, prestou vestibular em Porto Alegre na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Agronomia e Veterinária. Durante o curso, colaborou em jornais universitários com artigos, contos e poesias. Diplomado em primeiro lugar em sua turma, conquistou uma bolsa de estudos para Paris. Essa experiência universitária brasileira, que prolongou-se na Europa com três anos de cursos de pós-graduação na França e na Alemanha, é muito visível em livros como O Gato e a Revolução e O Mestiço de São Borja.
Segundo os críticos que analisaram a sua obra, é no romance histórico que Alcy Cheuiche encontrou seu verdadeiro caminho na literatura brasileira. Sepé Tiaraju, Romance dos Sete Povos das Missões, um dos mais conhecidos, foi traduzido para o espanhol e para o alemão e também editado em quadrinhos no Brasil. A primeira edição em espanhol esgotou-se em cinco meses, merecendo do crítico Luis Neira, do jornal El Diario, de Montevidéu, uma das suas análises mais amplas e elogiosas (edição de 15 de março de 1996). Ana Sem Terra, com oito edições no Brasil e uma na Alemanha, é outro livro onde Alcy Cheuiche uniu seu talento de romancista com uma corajosa pesquisa histórica sobre a reforma agrária. Na Alemanha, foi um dos livros escolhidos para representar o Brasil na Feira do Livro de Frankfurt de 1994, tendo recebido calorosa acolhida da crítica especializada. Die Welt, por exemplo, em sua edição de outubro de 1994, destaca: Escrito em estilo vivo e cativante, o romance de Alcy Cheuiche é uma descoberta para aqueles que procuram uma entrada literária para o maior país da América Latina. O conhecido jornal de Berlim, Berliner Illustrierte Zeitung, em sua edição de 02.10.94, afirma: O romance Ana Sem Terra de Alcy Cheuiche é um livro que ajuda a entender o Brasil, bem distante dos encantos exóticos e do carnaval. Neste mesmo teor se manifestaram outras importantes publicações, como Rheinischer Mercur, Badischer Tagblatt, Hoheloher Zeitung, Heilbronner Stimme, Eppinger Zeitung, Der Tagesspiegel . No momento, o romance está com traduções encaminhadas para edições em espanhol e para o francês. Encontra-se também à disposição dos cegos uma gravação em fita cassete, pertencente ao acervo da “Audioteca da ACERGS - Associação dos Cegos do RS” (Biblioteca Lucília Minssen, Casa de Cultura “Mário Quintana”, 5º andar, Porto Alegre).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

TCHÊ, DEIXE UM COMENTÁRIO PARA MINHA QUERÊNCIA