domingo, 13 de novembro de 2011

MOVIMENTO CULTUR'ARTE NATIVA CANOAS


O MOVIMENTO
CULTUR’ARTE NATIVA
CANOAS

Com a proposta de ser multiplicador, o Movimento Cultur’Arte Nativa de Canoas, tendo por mola propulsora (mesmo não sendo de seu conhecimento) o Paulo Cezimbra, com a Calhandra Som, que reunia pelos idos de 2003 e 2004 uma série de músicos e conhecedores da cultura nativista e que através de seus shows Canoas tomou um rumo até então desconhecido para a nossa população.
Ai surge efetivamente o Movimento Cultur’arte Nativa que tem por pretensão agregar a todos que trabalham com a arte nativa em Canoas, embora não contando com a credibilidade de todos os artistas canoenses (mesmo provando a cada ano a nossa importância no contexto cultural de nossa cidade), pois não acreditam que existem pessoas que trabalham por uma causa tão justa. Quando foi pensado o Minha Querência "A cultura gaúcha em revista", foi pensado num veículo de comunicação deste movimento, pois com o blog culturadaquerencia.blogspot.com juntamente com o Minha Querência da arte, música e poesia crioula, foram ferramentas sempre colocadas a serviço do Movimento Cultur’arte Nativa de Canoas e a todos que de uma forma ou outra possamos ajudar para que continue crescendo e multiplicando a idéia da arte crioula em Canoas, seja no nas artes visuais, cênicas, literárias, corporais, e auditivas.
Por isso que afirmamos “A CAMINHADA FAZ-SE CAMINHANDO” (Antonio Machado). Pois neste processo de maturação cultural, agregamos valores durante esta caminhada e muito mais do que isto, laços de amizade e companheirismo tão difíceis nos dias atuais. Valores muito maiores do que os financeiros. Nesta caminhada, não cruzamos caminhos apenas por cruzar, mas para construir e multiplicar amizades.

“OS IRMÃOS SEJAM UNIDOS”.
É LEI QUE SEMPRE VIGORA,
SEMPRE TENHAM A TEMPO FORA
UNIÃO DE SANGUE E IDÉIAS
SE HOUVER ENTRE ELES PELEIA
A GENTE ESTRANHA OS DEVORA”

(José Luis Biulchi de Souza, declamador, poeta, professor e jornalista (MTE/RS 14009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TCHÊ, DEIXE UM COMENTÁRIO PARA MINHA QUERÊNCIA