quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

A HISTÓRIA DE CANOAS


CONQUISTA E POVOAMENTO
Laguna e a exploração do Rio Grande.

Ao ser erigido o Forte Jesus-Maria-José na barra do Rio Grande, em 19 de fevereiro de 1737, o ousado fundador Brig. José da Silva Paes assinalou a primeira data oficial do Rio Grande do Sul. No entanto, a esse tempo, já o atual território canoense (distrito sede) havia sido curral de gado dos tropeiros lagunistas e sofrera importante transformação: era fazenda de criação de gado e pertencia a Francisco Pinto Bandeira. Assim já estava povoado o território canoense, quando nosso Estado começou a ter vida orgânica. E da estância de Francisco Pinto Bandeira, como célula do agrupamento de estâncias montadas nos campos então chamados "do Ibiamon", partiria o apoio indispensável para a sustentação do forte instalado na barra do Rio Grande, tão próximo da zona castelhana.
Por isso, uma história sobre as origens de Canoas deve, necessáriamente, remontar as próprias origens do Rio Grande do Sul.
(João Palma da Silva, As Origens de Canoas, 24/05/1963)

Um comentário:

  1. E ali neste mapa de 1884 das terras, onde hoje é Canoas, está aquele que vive ainda hoje entre nós: o Arroio Araçá, dividindo o lote entre os herdeiros do povoador Pinto Bandeira.

    O Rio Guri, como Mario Quintana chamou seu arroio, ou rio mirim, como coloca o poeta JOSÉ LUIS BIULCHI DE SOUZA, não corre mais tão livre como aqueles tempos, e vem necessitando de nossa maior atenção para não ser completamente varrido do mapa.

    Visitem o blog do Projeto aRROIO aRAÇÁ:
    http://arroioaraca.blogspot.com

    É a nossa história.
    É a nossa natureza.
    É a nossa querência.

    ResponderExcluir

TCHÊ, DEIXE UM COMENTÁRIO PARA MINHA QUERÊNCIA