segunda-feira, 29 de março de 2010

MINHA QUERÊNCIA I


PÚBLICO  X  CULTURA GAÚCHA  X  CANOAS

A Minha Querência "A Cultura Gaúcha em Revista", agradece de todo coração aos amigos que foram ao restaurante crioulo "Tonito" e fizeram parte do Minha Querência da arte, música e poesia crioula 4º aparte, foi uma noite bem gaúcha, certamente quem foi até o parque Eduardo Gomes na noite de 26 de março, certamente saiu gratificado.
Mas de outra forma, temos uma longa quantidade de tradicionalistas, daqueles que usam bota e bombacha, aquelas pessoas que vivem dizendo que Canoas não tem bons eventos, não tem qualidade a altura de outras cidades.
Eu só posso achar que estes tradicionalistas são "modistas". Pois se a base do tradicionalismo e da cultura nativista é a terra, a sua terra, portanto o tradicionalismo começa sempre por aqui. Quando se faz na cidade um evento produzido, com qualidade, com artístas a altura e com entrada franca, simplesmente os tradicionalistas e os que fomentam a cultura gaúcha preferem ir ao rodeio de Porto Alegre achando que lá estava melhor. Ainda acho que somos dormitório de Porto Alegre, dependentes culturais da capital do estado.
Hoje vejo porque Canoas está partida quando se refere em cultura gaúcha e tradicionalismo e neste mesmo viés, temos aquelas pessoas que apostam contra, quanto estas pessoas, vão tendo que engolir o nosso trabalho.
Julgam que o nosso palco, supostamente não tem o brilho de outros encontros, não tem a grife de outras entidades, enganam-se redondamente, pois tem que reverem seus conceitos até mesmo preconceituosos antes que sumam ou fiquem com seus prazos vencidos e com aspectos féticos.

"Se enganam muitos pensando
Que este rumo vai parar
A sede de canto ao pago
Ninguém irá sufocar
Pois ninguém ataca um rio
Que represou pra estourar 
Não tem nada vem comigo
Vem comigo meu irmão
A hora é agora
Vamos trancar o garrão"
(Gilberto Carvalho)



***


Nenhum comentário:

Postar um comentário

TCHÊ, DEIXE UM COMENTÁRIO PARA MINHA QUERÊNCIA