domingo, 30 de maio de 2010

CURSO DE DANÇAS GAÚCHAS DE SALÃO




OS CURSOS DE DANÇAS GAÚCHAS DE SALÃO

Os cursos de danças gaúchas de salão, como passaram a ser denominados os antigos cursos de fandango, que a partir do ano de 2005, reocuparam o seu lugar de destaque, não só nos bailes como nos rodeios e festivais. Por isso o MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho), sentindo um total descritério entre instrutores e muitas vezes incapazes de ministrar cursos, resolveu resgatar a forma de dançar, mantendo os aspectos tradicionais do gaúcho, as formas adequadas de dançar, evitando que modernismos ou influências externas deturpem ou desvirtuem o jeito gaúcho de dançar.
Apartir de 2007, a dança gaúcha de salão passou a ser uma das modalidades do ENART (Encontro de Artes e Tradição Gaúcha), sendo avaliados os seguintes ítens de cada par: correção coreográfica, interpretação artística, ritmo, harmonia e criatividade entre o casal, isto junto de indumentária e tempo que podem descontar a nota final.
Voltando-se para os CTGs, os cursos de danças gaúchas de salão são um elo entre as idéias urbanas da maciça parcela da população com as tradições do Rio Grande do Sul. Por isso se faz necessária a valorização destes instrutores que, de contra partida também devem reciclar-se nos diversos cursos propostos a eles, danças gaúchas de salão, indumentária, formação tradicionalista, estes são cursos oferecidos pelo MTG. Pois somente as danças tradicionais já não lotam os galpões e não fazem a renovação na proporcionalidade que os CTGs necessitam.
A dança gaúcha de salão é a certeza da inclusão de novos sócios e novos tradicionalistas para o Movimento Tradicionalista Gáucho, pois está ligada diretamente a qualidade dos cursos oferecidos.  


"A EXPERIÊNCIA NÃO VEM 
DE SE TER VIVIDO MUITO,
MAS DE TER REFLETIDO
INTENSAMENTE 
SOBRE O QUE SE FEZ 
E SOBRE AS COISAS QUE
ACONTECERAM"



INSTRUTORES:
JOSÉ LUIS BIULCHI DE SOUZA
REG. DO MTG 054
DÓRIS BIASUZ DE SOUZA
REG. DO MTG 028


***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TCHÊ, DEIXE UM COMENTÁRIO PARA MINHA QUERÊNCIA