quarta-feira, 22 de setembro de 2010

PRECISAMOS CRESCER!!!


 CANOAS PRECISA APRENDER MUITO 
SOBRE DESFILES TEMÁTICOS

Em todos desfiles temáticos, as entidades deverão primeiramente escolher os temas propostos e dentro dele trazer o máximo de conteúdo, pois o desfile temático tem que ter uma representatividade de época que é proposto, com riquezas de detalhes nas indumentárias, acessórios e principalmente a mensagem proposta pelo tema numa forma de transmitir  aos avaliadores.
Outro erro muito cometido é a não entrega do resumo, um enredo do tema. Nenhum avaliador tem a obrigação de saber qual o tema da entidade e sob qual enfoque se  propõem.
Exemplo disso é que em 1835 a bombacha não estava introduzida no Rio Grande do Sul, ela só veio após a guerra do Paraguai (1864 - 1870), por isso colocar bombacha em carro temático da Revolução Farroupilha no mínimo é um descuido. 
Por isso entidades, antes de achar que algum avaliador é desonesto, primeiro olhe o que não foi trabalhado, o que não foi estudado e o que não foi pesquisado.
Somente a criatividade não é suficiente para ganhar, as vezes falta o fato novo ou um algo mais, que pode estar estampada na folha de um livro não lido.

(José Luis Biulchi de Souza, Folclorista, Escritor, Pesquisador, Tradicionalista (CEFOR 1533), Instrutor de danças gaúchas de salão e tradicionais, Professor e Jornalista)

(Imagens do Clic RBS/ Regionalismo do desfile temático de Porto Alegre)













Nenhum comentário:

Postar um comentário

TCHÊ, DEIXE UM COMENTÁRIO PARA MINHA QUERÊNCIA