sábado, 5 de fevereiro de 2011

07-02-0756 MORTE DE SEPÉ TIARAJU I



Sepé Tiaraju,
Herói Brasileiro

No dia 7 de fevereiro de 2006, foram celebrados os 250 anos da morte de SepéTiaraju, o índio que liderou os guaranis na resistência à demarcação imposta porportugueses e espanhóis através do Tratado de Madrid. O acordo determinavaa expulsão dos guaranis de suas terras, as chamadas Reduções Jesuíticas.
Na ocasião das comemorações daquela data histórica, apresentamos oProjeto de Lei nº 5.516/2005, que propunha a inscrição do nome de Sepé Tiaraju no Livro dos Heróis da Pátria.
A proposta, após aprovação na Câmara dos Deputados e no Senado
Federal, veio a ser sancionada no dia 21 de setembro de 2009 pelo Vice-Presidente da República, no exercício da Presidência da República, Sr. JoséAlencar. Esse ato tornou-se motivo de muita alegria e satisfação para centenasde organizações sociais, sindicais, religiosas e de pesquisadores e estudiososque sempre buscaram atribuir o devido reconhecimento a essa importantepassagem da História do Brasil.
Por sua bravura, Sepé Tiaraju se fez santo pelo povo gaúcho, que, por contaprópria, o canonizou como São Sepé. E, pelo legado de tenacidade na defesa do solo em que nasceu, tornou-se uma referência na luta pela preservação da terra. Em reconhecimento aos seus feitos é que recebeu a justa homenagem de
ter o seu nome inscrito ao lado de ilustres brasileiros como Tiradentes, Zumbidos Palmares, Santos Dumont e D. Pedro I, entre outros.
Com este material, a Câmara dos Deputados quer contribuir para resgataruma das mais belas páginas da história nacional e atribuir o devido valor histórico, antropológico e cultural às Missões Jesuíticas e a seu líder guarani Sepé Tiaraju, cujo legado torna-o um verdadeiro herói popular, um verdadeiro Herói Brasileiro.

Deputado Federal Marco Maia (PT-RS),
Presidente da Câmara dos Deputados



Nenhum comentário:

Postar um comentário

TCHÊ, DEIXE UM COMENTÁRIO PARA MINHA QUERÊNCIA