quarta-feira, 9 de março de 2011

DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES


SAGA

Um pouco a pé,
um pouco nas carretas,
cheguei até aqui com os pioneiros.
Vim desbravar um chão desconhecido.
Terra selvagem; mapa dividido
cortando a América, de sul a norte
(pobres despojos da caça abatida
que a avidez de Algarve e de Castela,
a dente e garra, repartia em dois.)

Depois ...
os ranchos de barro e taquara,
quincha de santa fé - casa e trincheira -
e os palanques cravados no chão novo
- marcas de posse, sinais de conquista.
As lavaredas dos fogões ao vento,
drapejando no ar novas bandeiras,
nessas planuras de perder de vista..



Num orago a imagem protetora
trazida de além-mar - santa e padroeira -
aos pés da qual rezei quando as estrelas
punham velas no altar do fim do dia.

Plantei a terra aberta pela enxada
pra o milagre do sonho e da semente.
Dei ternura e amor ao meu marido;
povoei com filhos a terra abençoada.
Partejei como os bugres meus filhotes.
Cada macho nascido outro gaúcho,
um ginete, uma lança, uma outra espada!

Cada fêmea arrancada do meu ventre
outra esquecida, nessa luta inglória
de ser mulher no amanhecer da história
escrita pelos homens, simplesmente.


Fui mulher e fui mãe,
fui curandeira,
fiz promessas, chorei,
benzi tormentas;
aprendi rezas pra amansar a morte;

cantei cantigas e curei feridas.
Com pão e vinho celebrei a vida
com os olhos no céu
tracei meu norte.


Com mil cruzes 
pontuei o meu passado,
ao enterrar os mortos pelas guerras
que mudaram fronteiras e tratados.

Na saga que vivi no continente,
se nome tive algum foi Ana terra.
Pois, como Anita, andei fazendo guerra,
mas não abandonei a minha gente
que fez deste rincão
pátria e querência.
Pra viver aqui o tempo inteiro,
anônima trilhei meu calvário
E desprezei o amor de Garibaldi
para ser mulher de Pedro Missioneiro.


As lágrimas
verteram meu desgosto,
mas o sorriso iluminou meu rosto
pra o amor que das penas nos redime.

Nas tempestades que enfrentei na vida,
se me vergaram ventos, eu fui vime;
permaneci em pé sem ser vencida.

Busco há duzentos anos o horizonte,
lutando sempre contra o preconceito
de ser mulher e de sentir no peito
amor por essa terra que é tão minha,
porque as vidas vivi - todas as que tinha -
pra conquistá-la e ter esse direito! 

COLMAR DUARTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TCHÊ, DEIXE UM COMENTÁRIO PARA MINHA QUERÊNCIA