sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

FALECE CYRA DOS SANTOS FERREIRA


Cyra Dutra Ferreira, Maria Helena Gonzalez, Marcia Gress e o Presidente do MTG Oscar Gress no momento da entrega do troféu RS Mulher Farroupilha em 2008, foto retirada do livro Prendas Gaúchas 39 anos, publicado pelo MTG.


 FALECE  CYRA DOS SANTOS FERREIRA

Comunicamos com pesar o falecimento da Conselheira Honorária, Cyra dos Santos Ferreira. A tradicionalista morreu na tarde de hoje, dia 24 de fevereiro. O velório será realizado a partir das 18 horas, na Capela 6 do Cemitério da Santa Casa, localizado na Avenida Professor Oscar Pereira, em Porto Alegre. O enterro está marcado para as 11 horas deste sábado, no mesmo local.
Tia Cyra, como era carinhosamente conhecida, sempre participou das atividades tradicionalistas ao lado do esposo, um dos pioneiros do tradicionalismo organizado, o saudoso Cyro Dutra Ferreira. Em 1949, Cyra fez parte da primeira invernada de danças tradicionais do 35 CTG, iniciativa que integrou definitivamente a mulher ao Movimento. Em 2005, o casal apadrinhou a fase estadual da Ciranda Cultural de Prendas.
Já viúva, em 2010, ela relatou passagens inesquecíveis da participação feminina no tradicionalismo, inclusive a primeira reunião de moças da sociedade, da qual não participou por impedimento do pai, no documentário "40 anos - Ciranda Cultural de Prendas".
(Fonte site do MTG)

Umas das mais importantes figuras do tradicionalismo gaúcho, personagem importantissíma tanto no MTG, 1º RT, quanto no 35 CTG, sendo uma das pessoas que se torna lenda por sua importância para as gerações. Por isso fará muita falta no meio tradicionalista e para as novas gerações, por isso que sua história deve ser registrada para não se perder na oralidade.
(José Luis Biulchi de Souza, professor e jornalista )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TCHÊ, DEIXE UM COMENTÁRIO PARA MINHA QUERÊNCIA