terça-feira, 1 de maio de 2012

PROJETOS SINUELOS 3


PROJETO SINUELOS III

Em nossa história, temos os heróis Farroupilhas: Bento Gonçalves, Antonio de Souza Neto, Garibaldi e tantos outros, que já lá se vão 167 anos que nos separam embora as virtudes e valores incontestáveis, as novas gerações vão perdendo o contato.
Passados 112 anos encontramos novos ícones gaúchos Glaucus Saraiva, Barbosa Lessa, Paixão Cortes e o restante do grupo dos oito que fundaram o 35 CTG (1947), posteriormente a criação do MTG, em 22 de outubro de 1966, prestem atenção que durante estas caminhadas encontramos figuras que são exemplo de gauchismo como Cyro Ferreira, Rodi Pedro Borguetti, Helio Moro Mariante, Guilherme Schultz Filho, Manoelito de Ornellas e Antonio Augusto Fagundes (Nico) e Vilmar Romera.
Mais recentemente uma iniciativa do MTG e IGTF nas Semanas Farroupilhas estão reverenciando cernos de nosso tempo, como Paixão Cortes, o já citado Rodi Pedro Borguetti, Telmo de Lima Freitas, o escritor Alcy Cheuiche, o Nico Fagundes.
Atualmente foi lançado o livro Pilares da Tradição trazendo mais homenagens a Paixão Cortes, Antonio Augusto Fagundes, Telmo de Lima Freitas e o grande Adelar bertussi.
 Coloco no mesmo patamar aqueles campeiros, como já citamos na postagem anterior “Lendas Gaúchas de Meu Tempo” gaúchos como o inesquecível José Cláudio Machado, Pedro Ortaça, Maneco Rosa, José Machado (O Negrinho) e o singular ginete Vilson Souza.

Todos grandes nomes de nossa Cultura, mas o que propomos neste projeto é que registramos aquelas pessoas que fazem a diferença no presente, em nosso convívio, pessoas que sejam referências, sejam vitais ao seu meio de convívio, que sirvão de fiadores da nossa cultura para um futuro muito próximo, pra que a linha de tempo fique mais próximas para as novas gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TCHÊ, DEIXE UM COMENTÁRIO PARA MINHA QUERÊNCIA