ABCCC
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
DE CRIADORES DE CAVALOS CRIOULOS
Acompanhando a exposição 80 anos da ABCCC, no Parque
Assis Brasil, onde tivemos a exata dimensão desta associação de criadores.
A criação do troféu Freio de Ouro em Esteio, onde
fora realizado por primeira vez na pista central do parque, numa improvisação,
isso em 1982 e o primeiro campeão foi o
cavalo Itaí Tupãmbaé e o ginete vencedor
foi à lenda Wilson Souza.
Comparando a hoje, 2012, toda a infra-estrutura montada para o cavalo crioulo (animal símbolo do Rio
Grande do Sul), desde pavilhões das baias, até a sede com restaurante,
escritório, cancha e centro de provas de mangueira e as lojas, numa amostra de
crescimento e seriedade da organização da ABCCC.
Por isso perguntamos quanto vale a marca cavalo
crioulo no mercado? Vamos mais além, quanto vale culturalmente a marca cavalo
crioulo para o Rio Grande do Sul?
Dentro dos produtos culturais do gaúcho, a marca
cavalo crioulo foi uma das responsáveis pelo resgate da alma campeira do gaúcho,
há uma nova moda, uma modificação na indumentária regional e folclórica dos
gaúchos a partir do cavalo crioulo, as boinas, alpargatas, camisas pólo, os
cintos, os coletes, as bombachas estreitas (chamadas de “castelhanas”), numa
adequação entre o povoeiro e o regional, e uma releitura da indumentária
feminina.
Também as tendências uruguaias e argentinas, pois
não podemos de forma alguma nos olvidar das influências fronteiristas até por
que tivemos credenciadoras do Freio de Ouro na Argentina. Portanto o Rio Grande
do Sul tem que assumir sua característica de ter mais fronteiras com outros países
do que com o Brasil.
Estas novas tendências se agregam culturalmente ao
cavalo crioulo e fazem esta festa magnífica a cada final do Freio de Ouro.
Parabéns ABCCC pelos 80 anos de história e muito
obrigado pelo Freio de Ouro, pois a cada edição faz história em Esteio.
(José Luis Biulchi de
Souza, jornalista MTE/RS 14009, acadêmico de jornalismo Unisinos, professor e pesquisador e
folclorista)
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