domingo, 9 de setembro de 2012

80 ANOS DA ABCCC (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CRIADORES DE CAVALOS CRIOULOS)




ABCCC
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
 DE CRIADORES DE CAVALOS CRIOULOS

Acompanhando a exposição 80 anos da ABCCC, no Parque Assis Brasil, onde tivemos a exata dimensão desta associação de criadores.
A criação do troféu Freio de Ouro em Esteio, onde fora realizado por primeira vez na pista central do parque, numa improvisação, isso  em 1982 e o primeiro campeão foi o cavalo  Itaí Tupãmbaé e o ginete vencedor foi à lenda Wilson Souza.
Comparando a hoje, 2012, toda a infra-estrutura  montada  para o cavalo crioulo (animal símbolo do Rio Grande do Sul), desde pavilhões das baias, até a sede com restaurante, escritório, cancha e centro de provas de mangueira e as lojas, numa amostra de crescimento e seriedade da organização da ABCCC.
Por isso perguntamos quanto vale a marca cavalo crioulo no mercado? Vamos mais além, quanto vale culturalmente a marca cavalo crioulo para o Rio Grande do Sul?
Dentro dos produtos culturais do gaúcho, a marca cavalo crioulo foi uma das responsáveis pelo resgate da alma campeira do gaúcho, há uma nova moda, uma modificação na indumentária regional e folclórica dos gaúchos a partir do cavalo crioulo, as boinas, alpargatas, camisas pólo, os cintos, os coletes, as bombachas estreitas (chamadas de “castelhanas”), numa adequação entre o povoeiro e o regional, e uma releitura da indumentária feminina.
Também as tendências uruguaias e argentinas, pois não podemos de forma alguma nos olvidar das influências fronteiristas até por que tivemos credenciadoras do Freio de Ouro na Argentina. Portanto o Rio Grande do Sul tem que assumir sua característica de ter mais fronteiras com outros países do que com o Brasil.
Estas novas tendências se agregam culturalmente ao cavalo crioulo e fazem esta festa magnífica a cada final do Freio de Ouro.
Parabéns ABCCC pelos 80 anos de história e muito obrigado pelo Freio de Ouro, pois a cada edição faz história em Esteio.

(José Luis Biulchi de Souza, jornalista MTE/RS 14009, acadêmico de jornalismo Unisinos, professor e pesquisador e folclorista)







Nenhum comentário:

Postar um comentário

TCHÊ, DEIXE UM COMENTÁRIO PARA MINHA QUERÊNCIA