sábado, 29 de setembro de 2012

O MINHA QUERÊNCIA CENSURADO NA SEMANA FARROUPILHA DE CANOAS - 2012




RETROCESSO CULTURAL?

Todos devem estar estranhando que o Minha Querência não postou nada sobre a Semana Farroupilha de Canoas 2012. Não postamos, por causa da Secretaria de Cultura de Canoas, na figura de sua diretora adjunta Sra. Maria Helena Guedes, que de forma autoritária não permitiu o acesso do Minha Querência nos bastidores e camarins na Semana Farroupilha, e o que é pior, foi tendenciosa pois o único órgão liberado no local era a SECOM (Secretaria de Comunicação), apesar do local estar lotado de acessores, amigos de acessores (temos fotos para comprovar) e nós que estávamos lá para trabalhar fomos barrados porque não tínhamos CREDENCIAIS,  isto que eu, no dia 24 de agosto fui até a secretaria de cultura e pedi autorização para poder trabalhar e também solicitei a programação da Semana Farroupilha para publicar, informaram que me mandariam a programação junto com  a resposta por e-mail, acho que foi cortada o acesso de internet da Secretaria de Cultura de Canoas, pois estamos entrando em outubro e não recebi nenhuma resposta.
O Minha Querência é o único órgão de imprensa de Canoas que nos últimos quatro anos faz coberturas  de palco e bastidores da Semana Farroupilha de Canoas, sendo que sempre  foi apoiador e divulgador de eventos sem receber nenhum repasse verbas para fazê-los, e inclusive no dia 16 de setembro éramos o único a cobrir o evento após as premiações do rodeio de Canoas, também somos, melhor éramos parceiros da Prefeitura de Canoas (depois destes acontecimentos), na organização e execução da Semana da Música de Canoas na tendência de música gaúcha.
Somos  uma editora, uma empresa de comunicação canoense com CNPJ, todas as pessoas que trabalham nela têm registro profissional, mas não bastando isto, eu o diretor jornalista José Luis Biulchi de Souza sou acadêmico de Comunicação social  na Unisinos.
Por isso não posso aceitar  um retrocesso no avanço entre imprensa e órgãos públicos, faço coberturas jornalísticas nos maiores eventos do estado e nunca tive o desprazer de passar por uma situação embaraçosa. A cereja do bolo foi quando o apresentador do Rodeio Internacional Cidade de Canoas, um dos maiores expoentes da pajada, da poesia, reconhecido internacionalmente solicitou a um acessor uma garrafa de água mineral, pois ele estava apresentando o rodeio e a diretora negou a água dizendo que era só para artistas. 
A competência em  cargos públicos, passa muito pela informação e conhecimento da cidade e de suas generalidades.
Deixo aqui meu protesto veemente contra esta decisão tomada pelo poder público canoense que viola o direito de trabalho da imprensa.
Levamos muitos anos para conquistar democracia, direito de ir e vir, mas juro, me senti em plena ditadura, nem tudo está BOM em Canoas.






 "OVELHA NÃO É PRA MATO"

Quando bato na marca,  até pareço demasiado na reinvindicação, não é por acaso, precisamos de uma Coordenadoria de Tradição e Folclore urgentemente, precisamos de quem entenda do assunto, de pessoas que olhem no olho, de pessoas que se conhecem pelo nome e não por cargos. Conhecedores de cultura regional e não neófitos e teóricos, portanto de gente da terra e não de pára-quedistas,  não fazendo política porque este espaço é apolítico (um espaço em defesa da cultura regional), mas só por citação do jornal Mais Canoas em  07 de setembro de 2012 por um candidato a prefeito de Canoas falou: “Sinto mais falta das pessoas. Ao mesmo tempo em que somos uma cidade grande, as pessoas conservam características de cidade do interior. Sabe aquelas comunidades onde todos se conhecem? Pois é, este espírito acolhedor e fraternal eu sinto aqui". Cito agora o Prefeito Jairo Jorge quando em reunião com os tradicionalistas no GAG Piazitos do Sul (26/03/2010), e eu estava lá fazendo a cobertura jornalística, e o prefeito falou: “Canoas é a capital do tradicionalismo pois temos gaúchos de todas as  querências interioranas  morando em Canoas”. 

Portanto:
Respeitem a cultura regional por favor.
Respeitem o maior movimento cultural canoense. 

Para finalizar deixo um poema do nosso poetinha alegretense:

POEMINHA DO CONTRA

Todos estes que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão.
Eu passarinho!

(Mario Quintana)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TCHÊ, DEIXE UM COMENTÁRIO PARA MINHA QUERÊNCIA