terça-feira, 18 de dezembro de 2012

NATAL EM FAMÍLIA MINHA QUERÊNCIA




NATAL EM FAMÍLIA

O ciclo das festas natalinas, que vai de 25 de dezembro á 25 de janeiro (Dia dos Santos Reis, mas isso vai ser assunto na próxima edição).
O gaúcho fica mais sensitivo, mais introspectivo. O natal é a época do ano dos ajustes pessoais, é a hora do exame de consciência consigo e com seus próximos.
Aproveitando o ensejo, entrego aos senhores Prelúdio de um pai abandonado, onde retrata a ausência do filho, o abandono do pai, antes companheiro de gauchadas, e hoje afastados pelo modernismo ou o apelo das modas.


PRELÚDIO DE UM PAI ABANDONADO

Hoje estou um pouco mais triste que ontem
E menos triste que amanhã.
Aquela poesia que tanto me emocionava
Hoje me entristece.
Só resta ouvir as gravações.
Mas elas são tão artificiais
Aliás, não tem alma, só voz.
E as tuas pilchas?
Extraviaram-se por aí.
Estão em outros corpos.
E o dono delas?
Não tem mais o apego de outros tempos
Perdeu a referência da querência.
Para culturas que não fazem parte de mim.
Sabe guri, me paro nos recuerdos de teu avô.
E ele volta e me levanta na palavra.
Perdi o parceiro de mate.
Por isso que mesmo cevado com a alma
Está sendo mais amargo, talvez salgado.
Pelas lágrimas que caem e cingem os meus lábios.
Troquei tua doce companhia
Pelo amargar de uma nova realidade solitária.
E tu trocaste os horizontes abertos
O campo nos olhos e a emoção na retina
Pelo dissabor de uma triste rotina.
Volta companheiro, vem tomar um mate
Bota a tua bombacha puída,
A alpargata furada
E abre a tua mala de versos
Conta-me do Pedro, do Louco e do Lua Nova,
E por falar nisso, que Pedro tu é hoje?
Olho pra ti “De Costas”
E vejo que Trocou a bombacha por uma calça de brim.
Porque tu não jogas esta vida para o alto
Como se fosse uma medalha dourada
E dá adeus às chagas que colheu do mundo.
Sabe filho, me sinto o “Pai do Filho Ausente”.
Tu lembras?
Pois é preciso dois para um abraço
E é tão triste matear solito.


Este poema foi escrito com fragmentos de versos que fizeram parte de nossas vidas. Me quebrou o vidro dos olhos.

José Luis Biulchi de Souza


UM FELIZ NATAL A TODOS.
UM NATAL EM FAMÍLIA
REPLETO DE PAZ E AMOR.
E QUE TODOS SE ENCONTREM
NO AMOR DO ANIVERSARIANTE
E QUE ESTA NOITE SEJA REALMENTE FELIZ


Nenhum comentário:

Postar um comentário

TCHÊ, DEIXE UM COMENTÁRIO PARA MINHA QUERÊNCIA