sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

CARNAVAL E A CULTURA GAÚCHA I



CARNAVAL E A CULTURA GAÚCHA I

O povo gaúcho, de uma forma geral, sempre teve um gosto especial pelo carnaval, à própria origem do carnaval é campesina quando dá festa da messe, da seara.
Voltando para a querência, diferentemente do resto do Brasil, o carnaval tem um colorido mais regional, o gaúcho tem uma forma própria do carnaval, seja o carnaval da água, o carnaval do barro, os blocos de sujo, os jogos travestidos que acontecem pelo interior do estado, o carnaval de salão tão tradicional pelas sociedades gaúchas, sem contar das entidades carnavalescas com um outro sabor.
Aqui pelos pagos temos tribos carnavalescas que como “a polar” é só daqui, não existem no resto do Brasil, nos diferencia muito positivamente a marcação das baterias das escolas de samba, e também o uso do estandarte das entidades e o belíssimo balé da porta estandarte, que dão um ar clássico ao carnaval gaúcho.
Em um caso a parte, também o que nos aproxima aqui no carnaval gaúcho é o amor das famílias carnavalescas tem pelo carnaval, eu que já desfilei algumas vezes em Canoas, posso testemunhar, fazendo uma analogia, é o mesmo sentimento que as famílias tradicionalistas tem pelo tradicionalismo. Aquele trabalho apaixonado, com afinco, abnegados carnavalescos, dedicando seu tempo pai, mãe e filhos em prol de uma cultura popular.
Mais de 80% dos enredos são motivos regionais, ou seja o maior teatro do mundo, ao ar livre, uma fábrica de sonhos, isto é o carnaval contando a nossa terra.
Aproveitem o carnaval que é uma festa única.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TCHÊ, DEIXE UM COMENTÁRIO PARA MINHA QUERÊNCIA