sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

CTG BRAZÃO DO RIO GRANDE NO CARNAVAL DE PORTO ALEGRE 2013





CTG Brazão do Rio Grande recebe convite para participar do carnaval de POA

O CTG Brazão do Rio Grande, através de um convite da Shana Müller a nosso instrutor (Diego Müller), foi convidado para desfilar (dançar) no carnaval de Porto Alegre..., representando a escola Embaixadores do ritmo, que levará à avenida uma homenagem a família Fagundes, a Nico Fagundes e aos 30 anos do CANTO ALEGRETENSE.

O CTG desfilará com 20 pares, divididos em dois carros. Um detalhe importante é que a entidade não DESFILARÁ e sim DANÇARÁ na avenida temas tradicionais do nosso folclóre. O convite veio por intermédio da participação de Diego Müller (nosso instrutor) na ajuda cultural, na organização das danças e nas oficinas do filme O TEMPO E O VENTO, também com a participação de Shana Müller e seus irmãos.

No carro principal, onde será montado um baile, e uma réplica do Galpão Crioulo, 10 pares bailarão danças do nosso folclóre, com roupas típicas do próprio grupo, confeccionadas especialmente para cada integrante, sem nenhuma militarização ou igualdade de cores e modelos. Serão roupas de época e da maior qualidade na confecção e na representação folclórica. Nesse mesmo carro estará a família Fagundes, Nico, Neto e outros artistas do nosso estado.

Além do Brazão, o CTG Piá do Sul levará mais pares para a avenida, assim como o CTG Aldeia dos Anjos. Porém o Brazão do Rio Grande segue como destaque, por ter sua ideologia baseada totalmente e exclusivamente em cima das obras e pesquisas do folclorista e parceiro João Carlos Paixão Côrtes.
A Embaixadores do ritmo entrará na avenida as 2h da manhã de sábado para domingo, com transmissão exclusiva e total da RBS TV, cantando seu samba enredo, abaixo assinalado para já irem decorando:

http://www.youtube.com/watch?v=GQFDv44w8Pw
Vai bombo leguero
Couro e madeira, tambor guerreiro
Embaixador faz o tempeiro
Tão gauchesco, tão brasileiro...

Eu sei que não vou morrer
Meu coração galopante
Eternizou a história
Escrita num pago distante
Qualquer guri vai achar...
As marcas da peleia neste chão
Fé e fogo no rincão
Campeando a fronteira
Altaneira, querência guerreira
Destemida, se fez capital
E o sangue derramado na trincheira
Estampa a glória na manchete do jornal

Vou de pala pra coxilha, vou tocar a minha vida
É a lida que me guia no campo a sonhar
Este sonho que me leva
Pra fazer a minha tropa desfilar

Solito neste solo verdejante
Se perde no horizonte meu olhar
Floresce nesta terra a todo instante
Riquezas que iluminam o meu lar...
...e as ruas onde o povo vai passar
Vai cavalgar e vai sambar
Na terra que eu amei desde guri
Guris como João, Osvaldo e Celestino
Passarão na avenida e o Mário passarinho
Voa seguindo o rumo do próprio coração
No sangue tem a alma e as origens do galpão
Abençoa a família
E o canto dos ginetes
Conceição Aparecida
Ilumina o Alegrete!!!

A Embaixadores do Ritmo une samba ao tradicionalismo em Porto Alegre, onde celebra os 30 anos do tradicional "Canto Alegretense". Samba-enredo é de Vinicius Brito, Vinicius Maroni, Fábio Canali e Saimon.

Para comemorar os 30 anos do "Canto Alegretense", a Embaixadores do Ritmo vai homenagear a família Fagundes no Porto Seco, no dia 9 de fevereiro, segundo dia de desfiles do carnaval de Porto Alegre. Tradicionalismo e samba se uniram para formar um samba-enredo “emocionante e envolvente”, como define o cantor Neto Fagundes, um dos autores da canção. “Alegrete está muito feliz com a homenagem. É uma oportunidade para mostrar que a família Fagundes gosta e muito da folia. Cantando nossas origens, então, vai ser fantástico”, ressalta.
O nome do samba-enredo é "Não me perguntes onde fica o Alegrete", composto por Vinícius Brito, Fábio Canali e Saimon e Vinicius Maroni.

“A cultura popular se une na manifestação carnavalesca e tradicionalista. Bota e bombacha se misturam na avenida e isso só engrandece Os Fagundes. Não sei quem um dia falou que gaudério não gosta de samba. Gosta sim. Nós vamos provar isso na avenida”, diz Bagre Fagundes, amparado por Ernesto, o dono do bombo leguero que ecoará na avenida. “Essa parceria é maravilhosa. Para nós, artistas, não existe nenhuma fronteira ou barreira na música”.

Os Fagundes reconhecem que não têm um samba no pé de “encher os olhos”, mas garantem que não farão feio na avenida. “Não temos essa coisa de samba no pé. Somos muito ruins nisso mesmo”, brinca Bagre. “Mas se o samba não está no pé, está nos instrumentos, no bombo leguero e no coração dos Fagundes”, completa.

Fundada em 11 de fevereiro de 1950, a escola tem as cores vermelho e branco. Os símbolos da entidade são dois ursos polares, uma cartola com luvas e uma bengala. Um de seus fundadores foi João Luiz Foques responsável pela introdução do tamborim no carnaval de Porto Alegre. Embora seja uma das mais antigas escolas de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul, jamais venceu o desfile principal. Uma das principais figuras da Embaixadores é seu presidente Adolfo Giró que foi porta-estandarte da escola de 1953 até 1959. No segundo semestre de 2009 a entidade anunciou mudanças em seu símbolo e cores. O tradicional bordô foi trocado pelo vermelho, a explicação foi a dificuldade de encontrar a quantidade necessária de tecido na cor antiga para confecção de fantasias; já ao símbolo da escola foram adicionados dois ursos polares.

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/carnaval/2013/noticia/2013/01/embaixadores-do-ritmo-une-samba-ao-tradicionalismo-em-porto-alegre.html
Ver mais


(Edson Zimmermann)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TCHÊ, DEIXE UM COMENTÁRIO PARA MINHA QUERÊNCIA