sábado, 25 de maio de 2013

MARIANA DOS SANTOS SOARES 2º PRENDA DO RIO GRANDE DO SUL





Entrevista com a 2ª Prenda do RS
Mariana Santos Soares

Santana do Livramento sediou dos dias 16 a 19 de maio a 43ª Ciranda Estadual de prendas. A Ciranda teve inicio com a prova escrita na sexta pela manhã,na parte da tarde ocorreu a mostra folclórica. No sábado realizadas as provas artística e oral, culminando no resultado durante o fandango a noite. Foram 20 concorrentes na categoria adulta, 25 juvenis e 24 mirins, totalizando 69 concorrentes para 9 faixas .

Conheça agora um pouco da 2ª Prenda do RS:

Minhas Saudações Tradicionalistas. Sou Mariana Santos Soares, com muito orgulho 2ª Prenda do Rio Grande do Sul. Tenho 21 anos, sou graduanda do curso de Psicologia do Centro Universitário La Salle e atuo como Agente de Leitura da Prefeitura Municipal de Canoas,  represento o CTG Sentinela do Rio Grande da Base Aérea de Canoas, nasci e me criei nesta cidade . Conte-nos sobre tua participação no tradicionalismo: Iniciei minha trajetória no tradicionalismo aos quatro anos de idade, quando meu tio, que pertencia ao PQT Velha Capital de Viamão, convidou meus pais para serem seus padrinhos em um curso de fandango. A partir de então juntamente com minha família comecei a participar de forma indireta do tradicionalismo, apenas frequentando fandangos e o acampamento farroupilha de Porto Alegre. Inclusive tive oportunidade de participar do desfile farroupilha de Porto Alegre naquela época. Meu pai, que é militar, foi convidado por um colega de serviço para participar de um curso de fandango no CTG Sentinela do Rio Grande da Base Aérea de Canoas em 1997. Foi quando entrei de fato para o tradicionalismo, pois começamos a frequentar semanalmente esta entidade. Quando começou tua participação em concursos de prendas? Em 1999, participei pela primeira vez de um concurso de Prendas em minha entidade, onde conquistei minha primeira faixa, a de 1ª Prenda Mirim do CTG Sentinela do Rio Grande. A partir daí passei a acalentar o grande sonho de ser Prenda Estadual, o qual foi amadurecendo ao longo dos anos. No ano seguinte, no CTG não existia concorrentes a categoria mirim, por isso fui convidada a representar a entidade por mais um ano.

E como foi posteriormente?

Em 2001 dei um importante passo em minha caminhada, concorri na Fase Regional do Concurso de Prendas, que ainda não era denominado Ciranda Cultural de Prendas. Conquistei o título de 2ª Prenda Mirim da 12ª Região Tradicionalista. No ano seguinte concorri novamente na entidade, intensifiquei mais minha preparação, participei de concursos de Mais Prendada em Rodeios e em 2003 conquistei o tão sonhado título de 1ª Prenda Mirim da 12ª Região Tradicionalista e o passaporte para a tão sonhada Fase Estadual do concurso. Em 2004 meu sonho foi adiado, não consegui conquistar o título de Prenda Estadual. Digo adiado, pois sempre acreditei que um dia se realizaria este sonho independente do tempo que demorasse. Em 2005 passei para a categoria juvenil, concorri mais uma vez em minha entidade e em 2006 na Fase Regional, conquistei o título de 1ª Prenda Juvenil da 12ª Região Tradicionalista. No ano posterior mais uma vez concorri na Fase Estadual do concurso, e mais uma vez não atingi meu objetivo.

Pensaste alguma vez em desistir?

Confesso que nesse momento fraquejei, pensei em desistir, mas graças a Deus pessoas maravilhosas como meus amigos e meus pais me deram a energia necessária para seguir em frente.

Fostes então em frente? 

Sim em 2011, passei para uma nova fase: a Categoria Adulta. Sabia da responsabilidade que me esperava. Sonhava muito em ser 1ª Prenda 12ª Região Tradicionalista, pois seria uma benção ser a primeira prenda na região a conquistar a 1ª colocação nas três categorias. Deus me proporcionou a realização desse sonho em 2012, onde conquistei o título de 1ª Prenda da 12ª Região Tradicionalista. Muitas responsabilidades nesta fase? Foi muito intensa essa gestão 2012/2013. Conciliar o estudo para a prova escrita, os projetos, eventos, realização do relatório, pesquisa da mostra e treinamento dos dotes artísticos com os compromissos de 1ª Prenda Regional não foi fácil. Mas graças a minha família maravilhosa, minha entidade, meus amigos, a AETC e uma Coordenadoria Regional engajada com meus objetivos, consegui cumprir todas as metas. Acredito ser esta a fórmula para a concretização de um sonho: pessoas ao nosso redor sonhando junto conosco.

Deixes uma mensagem aos leitores da Voz Nativa:

Só tenho que agradecer por ter entrado pessoas preciosas em meu caminho que com certeza foram essências para que tudo desse certo.

(Cauê Nascimento) 

imagens tiradas do site do mtg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TCHÊ, DEIXE UM COMENTÁRIO PARA MINHA QUERÊNCIA