domingo, 2 de junho de 2013

COLUNA MINHA QUERÊNCIA III



O TRADICIONALISMO MUDOU
OU MUDOU A FORMA DE SER TRADICIONALISTA?

Pode ser um tema batido, mas sempre atual e conflitante. “A Carta de Princíncipios”, criada por Glaucus Saraiva, serve como uma ferramenta reguladora para todas as entidades tradicionalistas. Para lembrarmos, foi aprovada no 8° congresso tradicionalista, realizado na cidade de Taquara, em 1961, no CTG Fogão Gaúcho.
...”A partir deste momento ela começou a ser vista como uma lei a ser cumprida, causando certa revolta nos gaúchos, que não aceitaram ser mandados, defendendo a idéia de que o gaúcho é macho, não recebe ordens de ninguém, é o dono de suas ações” (trecho retirado do site do MTG).
E hoje ela é o cartão de visitas das entidades tradicionalistas, em lugar de destaque junto à entrada dos galpões.
A carta de princípios do tradicionalismo gaúcho é dividida em cinco partes: aspectos éticos, cívicos, culturais, estruturais e fisiológicos, divididos em 29 itens.
Conforme Antonio Augusto Fagundes: “Não somos tradicionalistas por amar o passado, mas sim por amar os valores, por que são eternos, o mais novo tem mais de 500 anos”. E são realmente eternos, estão inseridos nos valores éticos da carta de princípios:
Art. 3- Promover no seio do povo, uma retomada de consciência dos valores morais do gaúcho.

Art. 12- Evitar todas as formas de vaidade e personalismo.

Art. 13- Evitar toda e qualquer manifestação individual ou coletiva, movida por interesses subterrâneos de natureza política, religiosa ou financeira.

Art. 14- Evitar atitudes pessoais ou coletivas, que deslustrem e venham em detrimento dos princípios da formação moral do gaúcho.

Art. 15- Evitar que núcleos tradicionalistas adotem nomes de pessoas vivas.

Art. 16- Repudiar, enfim, todas as manifestações e formas negativas de exploração direta ou indireta do Movimento Tradicionalista.

Será que dentro das entidades encontramos pessoas com estes perfis? Estes valores éticos são o que regem realmente o tradicionalismo que é feito de pessoas, se tirar o galpão, o patrimônio, as pilchas enfim a parte simbólica, ainda restará a entidade em pé, personificada nas pessoas que fundaram a entidade.
Portanto, não importa o estilo escolhido, ética vai ser sempre ética. Certamente você já viu, vê ou verá pessoas com esses perfis nas entidades tradicionalistas. Por isso, atirem a primeira pedra a entidade que não se enquadre nestes itens da carta de princípios.




A OBSTINAÇÃO

A obstinação também é um dos valores gaúchos, principalmente quando se corre atrás de um sonho.
Este é o caso de Mariane Santos Soares, que no dia 19 de maio, na cidade de Santana do Livramento fez história, conquistando a segunda colocação no prendado estadual 2013.
Parabéns Mariana, parabéns ao CTG Sentinela do Rio Grande e principalmente para família “Santos Soares”, o Sr. Jaime, a Sra. Isabel e o irmão Junior pela dedicação, sem medir esforços e empenho para realizar este sonho. 
A foto é um dos primeiros compromissos da 2º prenda do RS. No dia 25 de maio, o CTG Sentinela do Rio Grande comemorou seus 33 anos (comemorados com um costelão 12 horas), onde Mariana agradeceu a sua casa e seus amigos pela força e torcida de todos.





  

Um comentário:

  1. Parabéns pelo texto !!! Onde posso conseguir a "Carta de Principios" na sua integra??

    ResponderExcluir

TCHÊ, DEIXE UM COMENTÁRIO PARA MINHA QUERÊNCIA