quinta-feira, 24 de julho de 2014

XI BAILE À MODA ANTIGA DO BRAZÃO (HISTÓRICO)




Baile à moda Antiga do Brazão

Pioneiro desde 2004


O Baile à Moda Antiga do Brazao foi criado no ano de 2004, por um grupo de jovens, na época, freqüentadores do grupo de danças adulta do CTG Brazao do Rio Grande.
Eles, rotineiramente participantes de bailes da região, se sentiam excluídos dos mesmos por não haver muitos bailes dos quais poderiam usar bombacha, na época. Os bailes que tomavam conta da noite canoense e da região metropolitana eram de bandinhas ou de maxixe. Os bailes gaúchos se tornaram escassos e até inexistentes em determinados momentos. Essa falta de gauchado em nossa região foi o principal fator motivador.
A seguir, em paralelo, motivados pela freqüente participação e parceria do nosso CTG com o pesquisador João Carlos Paixão Cortes, em determinados pontos, e sabendo que Paixão Cortes contava que nos bailes (a moda antiga) dos quais ele organizava, na época da fundação do nosso movimento tradicionalista, existiam muitas danças folclóricas viças no decorrer do baile, além dos ritmos já consagrados em nossos eventos (como vaneiras, rancheiras, chotes, etc), englobando também concursos e apresentações de declamação, chula, causas, contos, trovas, etc. O mesmo contava que no bater da madrugada se serviam um belo Café da Madrugada, juntamente com uma dança em especial, chamada Marca da meia-noite, da qual era a dança mais cobiçada do baile. Esse cenário foi reconstituído e apresentado em Caxias do Sul, no ano de 2003, com direção do próprio Paixão Cortes, contando com o elenco de baile do CTG Pampa do Rio Grande (grupo do qual nosso instrutor Diego Diego Müller freqüenta como bailarino há exatos 10 anos). 
O evento hoje vem sendo visto como uma GRIFE quase, promovendo sua expansão cultural a outros estados, chegando a ter visitantes até do MT vindo especialmente para o baile. O modelo A MODA ANTIGA que o Brazão criou vem com satisfação sendo copiado por diversos grupos e CTGs coirmãos, com o maior prazer e apoio, onde investimos na multiplicação desse formato, muito apreciado por todos frequentadores de grupos de danças e de piquetes rurais.
Esse espetáculo foi apresentado com o nome FESTANÇA NA QUERENA, junto ao lançamento de um importante livreto contendo novas danças do nosso folclóre, ainda inéditas aos grupos de danças até o momento do mesmo. Esses momentos ficaram frescos e se amadureceram na cabeça de nossos participantes brazonenses, do qual resolveram arriscar e transformar essa falta do tradicionalismo local em um belo baile, do qual hoje é sucesso, como um dos mais cobiçados a se participar.
A media de publico do Baile à Moda antiga do Brazão gira em torno de 500 pessoas, circulando em uma só noite dentro do nosso galpão, bailando danças antigas, dançando musicas que os bailes atuais não tocam mais, declamando, jogando truco, laçando em vaca parada, sapateando uma chula, se arriscando num Chamamé, tudo aquerenciado pela luz de candeeiro, como eram os bailes dos nossos ancestrais. Um lindo resgate deixando a todos nostálgicos e emocionados, podendo se lembrar dos tempos antigos de bailes e invernadas, das quais a correria do dia a dia teve de os tirar da rotina.
O café da madrugada é uma atração a parte, das mais esperadas, com aquele café colonial que só o Brazão serve, à moda antiga.
Junto ao café algumas atrações, sempre com novidades originais, são desenvolvidas no salão... a tradicional CHULA MAIS POPULAR é a atração sempre principal. Porém para o lado campeiro temos a VACA PARADA, Concurso de TRUCO para o pessoal do esporte, Peão e Prenda melhor trajados, além de muitas outras surpresas para esse ano.
A Caravana de Cavalarianos sempre reserva espaço no baile, vindo de diversos CTGs da Cidade e de Cidades vizinhas, atando seus fletes na porta da entidade, num cenário típico de baile antigo, não visto mais hoje em dia. Esse ano o mesmo se repetirá... e é uma atração a mais da qual não se pode perder!
Esse ano, também pioneiramente, o Brazão desenvolveu suas prórpias cervejas artesanais exclusivamente para o evento. São dois modelos, Weiss e Red ale: TIRANA WEISS e A MODA ANTIGA RED BIER. Essa ninguém pode perder.
Portanto, vale a pena conferir o evento e participar do mesmo. O Brazao do Rio Grande fica na rua Men de Sá, esquina com a Borges de Medeiros, no bairro chácara barreto, Nossa senhora das graças, entre a Aabb e a base aérea / Canoas.


Dia 16 de Agosto queremos todos lá!



Venha conferir!


(FONTE CTG BRAZÃO DO RIO GRANDE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TCHÊ, DEIXE UM COMENTÁRIO PARA MINHA QUERÊNCIA