sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

BALANÇO 2014 E PERSPECTIVAS 2015 DA ECONOMIA - FIERGS

O Economista Sr. André Nunes de Nunes e o Presidente da FIERGS Sr. Heitor José Müller


O MELHOR PROGRAMA SOCIAL 
PARA O BRASIL É A REINDUSTRIALIZAÇÃO

No dia 09 de dezembro, o sistema FIERGS fez seu balanço 2014 e a perspectiva 2015 da economia para a imprensa, na ocasião o balanço foi apresentado pelo presidente da FIRGS, Sr. Heitor José Müller e pelo economista André Nunes de Nunes.
Além da explanação dos números feita pelo economista, mas o que chamou a atenção foi o discurso forte do presidente Heitor José Müller, primeiro falou da economia internacional, que está em franca recuperação, obteve um crescimento em 2014 de 3,3% e a projeção de crescimento é de 3,8%, trouxe também alguns exemplos como o da Alemanha, é programa de governo que durante 03 anos não terá aumento de impostos e de serviços, e o da Austrália, que foi aprovada uma lei que aumenta gradativamente a idade mínima para a aposentadoria para 70 anos.
O presidente também mostrou-se preocupado com a conjuntura da economia brasileira. “O Brasil precisa de uma correção de rota em 2015”, com uma recuperação reflexiva, pois 2014 foi um ano muito ruim.
A agricultura está aumentando a crescimento na balança comercial, adverte Sr. Heitor: Para esse crescimento, quem fabrica os equipamentos de inovação e tecnologia é a indústria. “A indústria é à base do crescimento regional”.
O presidente  atentou para um dado estatístico de 56% dos municípios gaúchos reduziram sua população, houve a queda de crianças e jovens por falta de investimentos de empresas nessas cidades, e isso cria  dois problemas , os esvaziamento das pequenas cidades  e o inchaço populacional  nos polos industriais no Rio Grande do Sul.
Também alertou a política econômica do Rio Grande do Sul. “Se levarmos em conta os 10 últimos anos da economia do Rio Grande do Sul, a economia andou de lado, não crescemos”, chamou a atenção para a importação de matéria prima “Se não defendermos a nossa economia com essa importação de matéria prima a nossa indústria está condenada a ser cada vez mais fraca”.
Um dos grandes investimentos da FIERGS está na educação e neste assunto o presidente lembrou “As escolas são as novas riquezas das nações, precisamos investir em nossas escolas, éramos referência em educação no país, e hoje estamos em sexto lugar”.
Referindo-se ao pouco crescimento do PIB brasileiro em 2014 que foi na casa de 0,1% aponta a indústria como a grande responsável, no cenário regional não ficou longe desse crescimento pífio que e gerou um crescimento tão baixo.
A indústria ajunto com todos os seus setores, os fatores apontando a elevada concorrência com  os importados, a desaceleração da demanda externa e os estoques excessivos ( estoques da indústria em relação ao planejamento).
O presidente ainda criticou a burocracia ainda encontrada para a implantação de empresas no Brasil, também lembrou a falta de projetos em longo prazo no país, falou do câmbio que foi horroroso para empresas brasileiras.
“Exportar pelo dinheiro que se recebe”.


O |Presidente da FIERGS SR. Heitor José Müller


Nenhum comentário:

Postar um comentário

TCHÊ, DEIXE UM COMENTÁRIO PARA MINHA QUERÊNCIA