sexta-feira, 30 de setembro de 2016

A EXPOINTER DO SILÊNCIO



A EXPOINTER DO SILÊNCIO

A declaração do presidente da FARSUL (Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul) Sr. Carlos Sperott sobre a conjuntura econômica e política que circundou a 39ª EXPOINTER, pois não tivemos discursos fortes e nenhuma quebra de braço neste momento, salientou Sperotto, mas sim um entendimento, todos os setores uniram forças na mesma direção para que o campo saia do clima de crise que vive o Brasil, e o que é mais incrível é que nesta união de esforços surtiu efeito, a EXPOINTER 2016 acenou uma reação do mercado de máquinas agrícolas, na casa de 11.76% de aumento nas propostas de vendas encaminhadas sobre 2015.
Apesar da chuva (não existe EXPOINTER sem chuva), tivemos uma feira muito concorrida, com muitos eventos paralelos, que certamente ajudaram para o sucesso da 39ª edição, como as inaugurações da Casa da OCERGS e da capela ecumênica no Parque Assis Brasil. Também a acirrada eleição de Eduardo Móglia Suñe para o biênio 2016/2018 a frente da ABCCC (Associação Brasileira de Criadores  Cavalo Crioulo) e a magnitude do Freio de Ouro com os grandes campeões:  nas fêmeas a égua Ferrera de Los Campos montada pelo ginete Antonieto Rosa nos machos o cavalo Harmonia Temprano montado pelo ginete Jorge Fonseca Machado.
A 39ª edição da EXPOINTER fechou com 1,92 bilhão de reais em vendas durante a feira. Na coletiva realizada na central de imprensa o Gov. Jose Ivo Sartori  declarou “Essa foi a EXPOINTER da superação econômica, de acreditar na retomada do crescimento do pais. EXPOINTER nos mostra que o momento é de retomada”.
Para o Secretário de Agricultura Ernani Polo salientou as parcerias entre os protagonistas e garantiram o sucesso da feira “Finalizamos mais uma edição da EXPOINTER com sucesso de vendas e na interação com o público”.
Em falar em público, a expectativa de público foi de 355 mil visitantes. O presidente da EXPOINTER Sergio Bandoca salientou a geração de 5.000 mil empregos temporários durante o evento.
Para o Governador Jose Ivo Sartori “A EXPOINTER é um patrimônio do Rio Grande do Sul” ao se referir da presença dos Ministros da Agricultura do Uruguai e da Argentina.
Um dos destaques da 39º EXPOINTER foi a Escola do Chimarrão que contabilizou a visita de pessoas de 251 municípios gaúchos e de 166 municípios de outros estados, e no setor também tivemos  o lançamento da Frente Parlamentar da Erva Mate que tem o objetivo e uma maior organização da cadeia produtiva, foi lançada e a assinatura do convênio de cooperação entre a Ibramate  e a Seapi/Fundomate. Ato importante a toda a cadeia produtiva da erva-mate.
Nas negociações de animais, nos nove dias de feira foram vendidos 11,77 milhões, 24,97% a menos das vendas de 2015, informação da FARSUL, o maior volume das vendas veio da ABCCC, a raça crioula negociou 8,79 milhões (74% do valor que o setor negociou na feira). Segundo o diretor administrativo da FARSUL  Sr. Francisco Schardoni, o grande destaque entre os animais foi a venda de exemplares rústicos.
Na agricultura familiar, espaço muito freqüentado na feira (espaço fechado, sem presença da chuva), As vendas da agroindústria na EXPOINTER  fechou 2,33 milhões, valor 8% menor que na edição de 2015. Para Carlos Joel da Silva, presidente da FETAG “ Como tivemos 30 expositores a menos este ano, em virtude do espaço, considero o resultado semelhante”. Joel também espera a ampliação do espaço, com a construção do segundo pavilhão da agricultura familiar para 2017.
Com referência no artesanato, a 33º Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul (EXPOARGS), somou mais de 942 mil reais em lucro com a saída de 22.755 peças comercializadas. O espaço reuniu expositores cadastrados no Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), as vendas de 2015 foram de 1,91% maiores que 2016.

Então aguardaremos com ansiedade a 40ª EXPOINTER, para constatarmos o  crescimento de nossa economia, a espera de uma super safra e a confirmação de todo a expectativa da retomadas da produção brasileira.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

TCHÊ, DEIXE UM COMENTÁRIO PARA MINHA QUERÊNCIA