domingo, 19 de novembro de 2017

29º FESTIVAL DE TURISMO DE GRAMADO



29º FESTIVAL DE TURISMO DE GRAMADO

O 29º Festuris de Gramado “Conectando o mundo”, nunca um tema fora tão inspirador e desafiador, a conjuntura econômica brasileira começa a apresentar leve alta, mas o mercado continua recessivo, afetando seriamente o setor de turismo, um dos fatores que muitas agencias não se fizeram presentes na 29ª Edição do Festuris, mas como no turismo as palavras de ordem são criatividade e trabalho e no contexto turismo, o Festival de Turismo de Gramado não pode ser menor que a edição passada. E é por ai que começa o mérito da Rossi e Zorzanello, na busca incessante na qualificação do Festuris, como disse Eduardo Zorzanello “A tendência da feira é seguir a linha de internacionalização”.
Na abertura do evento, no Palácio dos Festivais, dia 09 de novembro, a Sra. Marta Rossi (CEO do festuris) num discurso forte, falou aos presentes: “Precisamos de forma urgente identificar os gargalos, e seguir os exemplos dos nossos visinhos da américa latina que estão se transformando pelo turismo. O setor precisa “ser”uma política de estado, está é proposta do Festuris . Há 29 anos investimos no tursismo porque acreditamos que este é o futuro do pais”.
O Festuris terminou no dia 11 denovenbro, superando os números da edição anterior. Realizada mais uma vez no Serra Park, em Gramado, a feira registrou um crescimento de 10% no número de participantes, chegando a 9000 pessoas este ano. Nesta edição, fizeram a cobertura do evento 270 jornalistas de diversas partes do Brasil e da América Latina.
A feira também expandiu em área comercializada, e os espaços segmentados em maior tamanho, o expaço luxory, por exemplo, teve a área triplicada   em relação a 28ª edição em 2016. O volume de negócios também cresceu, enquanto no ano passado forão gerados cerca de 250 milhões de reais, este ano a feira geraou 280 milhões de reais. O impacto gerado na econômia local também foi de 16 milões em 2016 para 18 milões este ano, assim gerando centenas de empregos provisórios.
O outro ponto auto do FESTURIS foi o congresso que aconteceu no palácio dos Festivais com painéis focados no túrismo  no crescimento, podemos destacar, O DESAFIO: 12 milhões de vizitantes internacionais e 6 milhões de empregos, com o painelista Marx Beltrão (Ministro do Turismo), ns sequencia o painel TURISMO RS: Para onde vamos, com o painelista Victor Hugo (Secretário de Cultura, Esporte e Turismo do RS), e também o painel O SUL É O MEU DESTINO: A integração da região sul como produto único, com o painelista Leonel Pavan (Secretário de Turismo, Cultura e sporte de SC).
Para encerrar trazemos o pensamento de Eduardo Zorzanello: “O FESTURIS foi encerrado como começou, com muitas expectativas para o que ainda vai acontecer”. Já estamos anciosos pelos 30 anos deste festival que é um marco no turismo nacional.

Jose Luis Biulchi de Souza
Jornalista e Repórter Fotográfico
(MTB/RS 14009 – ARFOC 603)
Editora Minha Querência
(51) 991385762
Sérgio Coutinho
Repórter Fotográfico
(ARFOC 858)

























Nenhum comentário:

Postar um comentário

TCHÊ, DEIXE UM COMENTÁRIO PARA MINHA QUERÊNCIA