quinta-feira, 28 de julho de 2011

OS CHIMANGOS 30 ANOS DA DANÇAS. GRACIAS!


Em 23 de outubro de 1977, oito jovens estudantes fundam, em Caçapava do Sul, o Grupo de Arte Nativa "Os Chimangos".

Na época, já revelavam a preocupação em resgatar a verdadeira arte folclórica latino-americana através da dança, integrada à literatura e aos elementos culturais dos povos da América do Sul.

Surge, então, o nome do grupo, numa clara evocação à obra-mestra e livro-poema de Amaro Juvenal - "Antônio Chimango".

Como a própria história, ciência e arte em movimento, "Os Chimangos" são inquietos. E buscam, no "gavião campeiro da planície americana, ave nativa que irmana" e lhes dá o nome, vôos maiores de união e paz.

A trajetória do grupo nesses 30 anos é rica em espetáculos no Rio Grande do Sul, no Brasil e no exterior. Fiéis às raízes gauchescas e latino-americanas, "Os Chimangos" destacam-se pela qualidade e beleza de seus shows, cuja montagem é precedida de um árduo trabalho de pesquisa. As coreografias das danças, os cenários e figurinos envolvem os seus integrantes e familiares com muita seriedade e dedicação. E sob as luzes dos palcos, eles brilham fortalecidos, revelando maestria e perfeição.

Academia de Danças Folclóricas

Fundada em 1987, a Academia de Danças Folclóricas dos Chimangos não é só uma escola de formação de bailarinos. Ali, crianças e adolescentes aprendem arte e tradição, fortalecem valores de responsabilidade, dedicação, respeito e amor à família.

Já passaram pela escola, mais de 500 alunos, e muitos deles integram, hoje, o grupo principal dos Chimangos.

Estimulados pela dança e estudo dos costumes da cultura gaúcha e latino-americana, determinados a conquistar posição no grupo que viaja pelo mundo, buscam conhecimento também nos idiomas inglês, francês ou espanhol, para que o intercâmbio se realize de maneira completa.

No trato com a arte e a tradição, aliadas à disciplina e persistência diárias, estes jovens vêem recompensado o esforço de tantos anos, e voam alto como o gavião campeiro de seu nome

Presidente do grupo:
Rita Helena Teixeira Albarnaz.
Direção Artística:
Luiz Delfino Teixeira Albarnaz;
  Giselda Albarnaz


"O Grupo de Arte Nativa Os Chimangos possui nas veias a arte, o ritmo da dança, a poesia e o culto às mais nobres tradições gaúchas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TCHÊ, DEIXE UM COMENTÁRIO PARA MINHA QUERÊNCIA