sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

06 DE JANEIRO - DIA DE REIS - TERNO DE REIS SANTO OPERÁRIO



Nós do Minha Querência, defensores da cultura regional. "Pois o único modo de ser nacional num país de dimensões continentais como o Brasil é ser primeiro regional" (Freyre), não poderíamos deixar passar o dia 06 de janeiro, o Dia dos Santos Reis, uma data universal, como diz Carlos Vega, "Nada mais universal que o folclórico, nada mais regional que o folclórico, são universais os elementos, são regionais as combinações.
Por isso retratamos o Terno de Reis Santo Operário, pois resgataram uma cultura interiorana adormecida na cidade, uma cultura que até 1991 estava reprimida. Acompanhem esta matéria com toda admiração e fé,
escrita em janeiro de 2011 pelo professor Luis Antonio Moura e postado no blog: professorluisantonionmoura.blogspot.com
(José Luis Biulchi de Souza, Jornalista (MTE/RS14009), professor e produtor cultural)


AGORA MESMO CHEGAMOS 
NA FRENTE DE SEU TERREIRO
PARA TOCAR E CANTAR
LICENÇA PEÇO PRIMEIRO

OS TRÊS REIS TÃO ANUNCIANDO
QUE NASCEU O DEUS MENINO
VEM RECEBER O NOSSO TERNO
E A BANDEIRA DO DIVINO

ANDAMOS TIRANDO REIS
QUE HOJE É O DIA VERDADEIRO
COMEÇAMOS NO NATAL
VAMOS ATÉ SEIS DE JANEIRO.



BREVE DESCRIÇÃO SOBRE
O TERNO DE REIS SANTO OPERÁRIO
(1991 – 2011)

O Terno de Reis Santo Operário é uma manifestação cultural popular no ambiente da Vila Santo Operário em Canoas, originado à partir do ano de 1991. Neste ano de 2011 o Terno está completando duas décadas de existência.

Durante o período das festas natalinas, a comunidade católica da Vila Santo Operário recebe em suas casas o Terno de Reis até a data de 6 de Janeiro, que é o período costumeiro onde os presépios, as árvores de natal e enfeites referentes às saudações pelo nascimento do Menino Jesus, são desmontados.

Nesta mesma ocasião dos festejos natalinos até a data comemorativa da chegada dos Reis Magos Gaspar, Baltazar e Belchior, que foram até Belém visitar o Menino Jesus, demarcada em 06 de Janeiro,  os integrantes do Terno, realizam uma centena de visitas aos moradores, tal como entendem através da tradição deste tipo de manifestação cultural.


O Terno de Reis, se observado pelo aspecto da cultura, é uma manifestação de origem muito antiga, certamente advindo dos povoados das áreas rurais e, chegou ao Rio Grande do Sul enquanto uma herança dos portugueses. É também uma manifestação da religiosidade dos integrantes das periferias urbanas, neste caso, dos moradores da Vila Santo Operário que, em grande parte é formada por famílias oriundas do interior do estado, que ocuparam a região do Bairro Mathias Velho, Canoas, mais intensamente no final dos anos 70 e década de 80.

Devido ao formato como ocorreu o processo de ocupação desta área urbana, como é próprio das periferias dos grandes centros, a população da Vila tem por uma de suas características o apego aos valores da religiosidade, sendo protagonista das ações sob a influência das Missões Populares, que tem por Paróquia a Comunidade Católica Pio X, que coordena uma rede de outras 14 comunidades da grande Mathias Velho, enquanto um dos Bairros mais populosos do Município de Canoas, que dilui em seu interior as ditas Vilas, entre elas a Vila Santo Operário.
O número total de moradores da Vila Santo Operário é de aproximadamente 20 mil pessoas que, em sua grande maioria, constituem-se enquanto trabalhadores de baixo poder aquisitivo, sendo este, o lugar aonde vem ocorrendo esta manifestação cultural.

Ao acompanharmos o Terno de Reis Santo Operário em suas visitas aos moradores podemos perceber todo um rito que vai demarcando os tempos e a espacialidade do evento. Neste caso, em uma noite foram realizadas quatro visitas (no ínterim das 19.30 horas até 22.00 horas) e ao final de todo o percurso de intervenções do Terno, eles terão realizado uma média de 100 visitas, quando comunicam também que na data final, haverá um encerramento, congregando todas as famílias visitadas em uma festa, com bebidas, alimentos e comidas preparadas, saladas, galeto e churrasco e depois um baile, geralmente no Salão Social da Capela, que é um dos espaços onde esta comunidade se reúne.

Uma das características do Terno é que ele vai acompanhado de uma Bandeira, que é a Bandeira do Divino. Nela vão sendo estampadas algumas fitas penduradas que sinalizam benefícios alcançados ou a alcançar que envolvem os pedidos em atenção às necessidades mais sentidas das famílias, em particular aos problemas de saúde. Na própria cantiga do terno a saúde é uma das temáticas principais, além do louvor e a graça pelos alimentos (comidas). A paz e a harmonia entre os casais também é uma temática invocada pela cantiga.

Em sinalização de acolhida ao Terno de Reis os moradores visitados retribuem com o melhor de suas comidas e bebidas aos cantadores e músicos. Os Reis trazem em suas cabeças uns simples adornos em papel que representam a chegada dos Reis Magos com suas corôas de ouro demonstrando também com isso a prosperidade e a riqueza, dizem também nos seus gestos que o Menino Jesus renasceu em cada um dos lares sendo este um dos principais motivos da visita, expressando a religiosidade.

O terno é assim constituido de instrumentos musicais: -um pandeiro, um chocalho e 3 violões . Levando em conta aspectos de gênero apresenta a seguinte performance: -uma violonista e dois violonistas, uma mulher no chocalho e um do gênero masculino no pandeiro.



O Grupo está dividido em dois flancos. De um lado os Três Reis Magos, sendo representados por um homem e duas mulheres, sendo uma delas violonista, acompanhada de mais cinco ou seis cantadores. No outro lado estão os músicos, uma mulher no chocalho, outro ritmista do pandeiro e dois violeiros, sendo um dos violeiros o cantador principal que dá o tom condutor da melodia e dimensiona os tempos das cantigas e das visitas, isto é, estamos descrevendo aqui um formato de acompanhamento em uma das visitas, pois, o número de integrantes pode não ser fixo. Os flancos, que por hora estão divididos, em diversos instantes voltam a formar apenas um conjunto mas a cantiga segue no mesmo formato.

A camiseta na cor azul estampa o símbolo da Bandeira do Divino que é de cor branca, então teremos três cores principais, sendo o azul, o branco e o vermelho da Bandeira. O nome e a data de fundação do Terno de Reis Santo operário estão descritos em letra preta estampados na camiseta pela parte frontal e nas costas dos(as|) integrantes do Terno de Reis Santo Operário.

Na cantiga, o grupo do cantador principal entoa a cantiga e o outro flanco, replica a cantiga, simulando um movimento de retorno.

Quando chegam, na casa dos moradores, há uma encenação representando que estão sendo surpreendidos como se fosse na calada da noite, daí o Terno de Reis anuncia a visita, solicita licença, que abram as portas da casa, acendam as luzes, onde são atendidos passo a passo. Há alguns anos passados contam que o Terno chegava de surpresa. Naquela época, dizem, a comunicação era mais complicada devido a inexistência de aparelhos de telefone com todos e, também, porque os integrantes do Terno visitavam um número maior de moradores e todas estas visitas eram realizadas a pé, até tarde da madrugada.

Então, no instante em que os (as) cantadores (as) são recebidos (as) as mulheres apressam-se em abrir o portão e pegar a Bandeira que faz um percurso abençoando o interior da residência. Nas casas onde há acamados, doentes, o Terno vai anunciando que está chegando a alegria, a harmonia entre os casais, a saúde, com o Menino Jesus renascido, então as comidas e bebidas são servidas e todos compartilham inclusive visinhos que chegaram para prestigiar também o Terno de Reis e numa destas casas a Bandeira foi postada sobre a cama.



Na saída o grupo reforça o convite para a festa principal e com a própria cantiga agradecem as famílias participantes e aos moradores pela acolhida.

Na data da festa principal que é o encerramento, o Terno realiza as últimas visitas até a data de 6 de Janeiro, e a festa ocorre geralmente  no primeiro final de semana após a última residência visitada, será quando o Terno de Reis Santo Operário estima envolver mais de 500 pessoas, que estarão reunidas no Salão Social da Capela da Vila Santo Operário. Neste ano, 2011, a festa está prevista para ocorrer na noite de 15 de Janeiro devido ao agendamento do Salão Paroquial.

A previsão de início dos festejos com o Terno de Reis Santo Operário é às 19 horas. Por volta das 20 horas, quando os alimentos, comidas, saladas, bebidas, galeto e churrasco, estarão sendo servidos ocorrerá apresentação do Terno. A apresentação, como sempre, deverá ocorrer com grande alegria em um formato equivalente ao que foi vivenciado durante as visitações às famílias em grande demonstração de contentamento, esperança e fé, também pelos benefícios alcançados, ou a alcançar, conforme os sinais demonstrados diante da Bandeira do Divino, tendo por protagonistas no cenário, toda a comunidade reunida e seus convidados.

Sugerimos portanto, que vale a pena participar desta bonita festa, que é uma maneira de expressão de uma importante manifestação, que representa a cultura popular, devendo ser preservada e valorizada por nós todos.



.
Publicada por luiz antonio do nascimento moura em Domingo, Janeiro 09, 2011 no blog: professorluizantonionmoura.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TCHÊ, DEIXE UM COMENTÁRIO PARA MINHA QUERÊNCIA