sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

FÓRUM SOCIAL TEMÁTICO - 2012



 ENTENDA O FÓRUM SOCIAL TEMÁTICO

Cidade onde nasceu os Fóruns Sociais Mundiais (FSMs) — que há mais de dez anos represente um espaço de articulação da sociedade civil global — Porto Alegre sediará, entre 24 e 29 de janeiro, um evento similar, embora sem a mesma relevância, chamado Fórum Social Temático.
O tema do encontro é “Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental”. As discussões vão se dar em torno de atividades inscritas pelos próprios participantes e num conjunto de reuniões preparatórias para a “Cúpula dos Povos” — um encontro autônomo na Rio+20, em junho, paralelo à reunião dos chefes de Estado na Rio – 20.
Significa que as atividades do FST 2012 vão debater questões referentes a esses três temas: a crise capitalista que atinge a Europa principalmente e a busca por justiça social. A proximidade da cúpula da ONU para o desenvolvimento sustentável (Rio+20), que acontece em junho, no Rio de Janeiro, e a Cúpula dos Povos, reunião alternativa à Rio+20, colocam a pauta ambiental em evidência e motivam a formulação pelos movimentos sociais de propostas alternativas às que serão apresentadas pelos governos.
Desde 2005, o Fórum Social Mundial ocorre apenas bianualmente. Nos anos pares do calendário, há, ao invés de um grande encontro de convergência, eventos menores, espalhados pelo mundo. Talvez o evento do final do mês seja uma oportunidade para sacudir a poeira. Em Porto Alegre, há quem proponha que a cidade volte a sediar, a partir de 2013, o que já foi um encontro mundial das alternativas.
O Fórum temática de 2012 é organizado por um grupo de movimentos e organizações sociais brasileiras e internacionais com apoio do Conselho Internacional do FSM e que contam com o apoio dos Governos Brasileiro, Gaúcho, da UFRGS,  Assembleia Legislativa do RS e das prefeituras das quatro cidades anfitriãs.
(jornal já)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

TCHÊ, DEIXE UM COMENTÁRIO PARA MINHA QUERÊNCIA