domingo, 24 de junho de 2012

CÉSAR OLIVEIRA - QUEM FOMOS, O QUE SOMOS E QUEM PODEMOS SER


Entrevista de César Oliveira concedida ao blog culturadaquerencia




Quem fomos? 
Sem demagogia e simplificando o argumento, fomos o que continuamos sendo e sempre seremos: gaúchos. Nunca mudamos. Me digam: o que mudou no Rio Grande, no povo do RS? Somos uma pátria dentro do coração de cada rio-grandense e, definitivamente, um estado de braços abertos para acolher quem é carente de cultura própria.

Quem somos?
Um povo privilegiado,  por possuir uma cultura própria e em atividade mesmo com todos os desafios da modernidade. Só por isso já somos, sem dúvida, um povo rico. Muitos países buscam incansavelmente suas origens, nós as vivenciamos no presente, no dia a dia.

 O que poderemos ser? 
Já somos. Dentro do nosso país somos um Estado respeitado, política, social e culturalmente, contudo, muito invejado por sermos o que sempre fomos e cada vez mais devemos ser: “patriotas".
Devemos inflar nosso peito ao dizer qual nossa procedência, usar bombacha, seja ela larga ou estreita, o importante é que seja usada, de bota ou de tênis, pois ela representa um povo, o nosso povo. Sendo o que somos poderemos ter mais expressão ainda, pois através da arte, política, educação, agricultura e pecuária possuímos respeito nacional, porém dentro de nosso estado às vezes falta discernimento para certas pessoas aceitarem os seus. Quem sabe aí, então, seremos o que devemos ser, um exemplo a ser seguido, um povo evoluído que vive a evolução sem renegar suas raízes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TCHÊ, DEIXE UM COMENTÁRIO PARA MINHA QUERÊNCIA