segunda-feira, 25 de junho de 2012

28º FEIRA DO LIVRO DE CANOAS - O RESCAUDO




28º FEIRA
 DO LIVRO DE CANOAS

Quero salientar a todos que defendo a bandeira do regional e da cultura gaúcha em nosso município. Por isso as críticas são em relação a estes assuntos, que é o maior movimento cultural de nossa querência.
Passada a 28 feira do livro de Canoas que teve como tema literário o centenário  dos Contos Gaúchos de Simões Lopes Neto "O escritor da alma gaúcha".

 desenhando com tampas Fernando Lima desenho Simões Lopes Neto
Lembramos um pouco da historia do tradicionalismo gaúcho, é um movimento da cidade para o campo  e corroborando com o pensamento do ilustríssimo Prefeito da Canoas Sr. Jairo Jorge,  que Canoas é o lugar que o  Rio Grande se encontra, pois aqui encontramos canoense de todos os rincões.
Por isso, não é concebível, não é aceitável e nem tolerável que na feira do livro em Canoas, tenhamos apenas duas bancas com livros de cultura e literatura gaúcha.
Como podemos homenagear o centenário de uma das maiores referências da literatura, da cultura gaúcha e do folclore e não  convida-lo para participar da feira.

POR ESTAS E OUTRAS QUE DEFENDO A CRIAÇÃO DE UMA COORDENADORIA DE TRADIÇÃO E FOLCLORE PARA CUIDAR DESTES ASSUNTOS REFERENTES AO REGIONAL E A CULTURA GAÚCHA.

As bancas que expõem a cultura gaúcha forão a da CORAG (Companhia Riograndense de Artes Gráficas ), uma empresa estatal, e a outra banca foi da Casa do poeta que lançaram os livros como o livro Fronteita e Pampa do escritor Fernando Almeida e o No percurso dos Antigos Caminhos: A história de Canoas.de Demétrio Alves Leite.

 Escritor Fernando Almeida
 Escritor Demétrio Alves Leite

Precisamos de uma feira do livro mais literária, pois caminhando pela feira constatei um percentual de 70% de bancas com livros de auto-ajuda, religiosos e livros didáticos, também percebemos a falta de antigos e tradicionais livreiros da feira como a Calle Corrientes e o Martins Livreiro, por onde andam, ou será que foram espantados  pelo desinteresse local.
“Um dos destaques da 28ª feira do livro de Canoas foi o projeto paralelo que o professor Fernando Lima apresentou ““ Criando com as tampas”, onde o professor desenhava com tampas de garrafa pet, a oficina de confecções  e a criação do clube dos Tompsons, inclusive com desdobramentos, pois nas ofinas, os alunos enviam para o artista a imagem do boneco  com a sua missão, pois todo Tampton tem uma missão para salvar o mundo, quem quiser acompanhar mais este projeto é só acessar o site: www.atelierfernandolima.com.br

 Professor Fernando Lima


NAVEGAR É PRECISO,
PORÉM PRECISAMOS SABER
ONDE FICA O PORTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TCHÊ, DEIXE UM COMENTÁRIO PARA MINHA QUERÊNCIA