quarta-feira, 22 de agosto de 2012

GADO FRANQUEIRO PODE VIRAR ANIMAL SÍMBOLO DO RS



Gado Franqueiro

pode virar animal símbolo do RS

Ideia é resgatar a identidade histórica e cultural do animal, utilizado em larga escala nas missões e na região dos Campos de Cima da Serra


A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Estado aprovou nesta terça-feira projeto de Lei que inclui o Gado Franqueiro como animal símbolo do Rio Grande do Sul, reconhecendo-o como patrimônio cultural do Estado do Rio Grande do Sul.
Conforme a justificativa do deputado João Fischer, autor do projeto originalmente apresentado pelo ex-deputado Francisco Appio, a ideia é resgatar a identidade histórica e cultural deste animal, que muito contribuiu para o crescimento do RS, sendo utilizado em larga escala nas missões e na região dos Campos de Cima da Serra. O Gado Franqueiro é uma raça brasileira que se encontra em risco de extinção.
— Com esta iniciativa, além de fazer o resgate histórico deste animal, entendo que o reconhecimento do gado franqueiro como patrimônio cultural e genético irá contribuir para que, através dos órgãos competentes, sejam dinamizados os esforços no sentido de preservar e resgatar esta raça genuinamente adaptada ao sul do país — afirmou Fischer.
O projeto segue para as comissões de mérito e, se aprovado, para votação em plenário.
(matéria retirada do clic rbs)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TCHÊ, DEIXE UM COMENTÁRIO PARA MINHA QUERÊNCIA