quarta-feira, 22 de agosto de 2012

O FOLCLORE É A CULTURA DO POVO




IMAGEM DE VOLDINEI LUCAS

O folclore é a cultura do povo

Como nem todos sabem, agosto é o mês do folclore e 22 é o dia, uma das datas mais importantes para a cultura nacional o que dirá para a cultura regional.
Analisem os senhores um ciclo de eventos baseado no folclore para cultura regional em nossa cidade, junho é a festa junina, em agosto a semana do folclore e em setembro a semana Farroupilha poderia  ocupar o parque Eduardo Gomes com um verdadeiro calendário de eventos gerado pelo folclore mobilizando as entidades canoenses, não só as tradicionalistas como as mais diversas tendências culturais, só pode acontecer isto com uma coordenadoria de tradição e folclore, mas isto é um outro assunto.
O nosso enfoque é sobre folclore, usos e costumes do povo gaúcho e a sua importância na formação e no dia-a-dia do povo, para não ser bairrista trago nesta primeira parte do folclore Câmara Cascudo, maior folclorista brasileiro nascido no Rio Grande do Norte que dizia:
 “Se um povo tem um dicionário do folclore, significa que o povo tem uma língua. Se ele tem uma língua estruturada no folclore, tudo mais pode ser feito em torno do folclore, inclusive o poder.
Se você tem uma língua, uma linguagem, o resto se agrega a esta dimensão, porque se comunica.”


“O gesto típico do folclore é dar a mão, quem é que inventou dar a mão, quem é que inventou dar a mão, quem é que inventou dar adeus, quantos milênios toma-se esta atitude. Isto é cultura popular”.
“A característica fundamental do folclore é que é uma obra coletiva anômita e que não tem tempo, não tem histórico é quase  como uma experiência sem historia, perde-se”.
 “O folclore é a presença do milênio no contemporâneo, ou seja folclore é uma experiência antiga que se que você reatualiza, que você pratica todos os todos os dias, ele é funcional, ele é pragmático, e só uma coisa pragmática que o povo continua a exercitar, pois se não fosse pragmático o povo não exercitaria”.
“Cada lugar no Brasil tem uma nota especifica, tem uma cor própria. Então a cultura popular se manifesta nesta diversidade regional. A questão fundamental no Brasil, a base da cultura popular é o “vigor regional”, cada região tem uma cor própria.


“O folclore, a unidade brasileira
ela é tecida das diversidades regionais”




Nenhum comentário:

Postar um comentário

TCHÊ, DEIXE UM COMENTÁRIO PARA MINHA QUERÊNCIA