segunda-feira, 1 de abril de 2013

A PILCHA FAZ O GAÚCHO?


A PILCHA FAZ O GAÚCHO?



Esta pergunta muitas vezes feita. Para responder esta indagação, temos que fazer uma reflexão: Será que um dos motivos do esvaziamento ou o crescimento de outras culturas em nossa terra não está atrelado aos custos? Será que para ser gaúcho é preciso estar de bota e bombacha diariamente? Ou até, vou mais adiante no raciocínio, está muito honeroso consumir a cultura regional (obras literárias, cds, indumentárias,  shows e bailes)?

Mas voltando ao foco, a pilcha faz o gaúcho? Andar pilchado diz ser mais ou menos gaúcho?

A carga da herança social que herdamos, não querendo ser pueril, mas tenho que lembrar que O tempo presente e o tempo passado, talvez ambos estejam presente no tempo futuro ( J. H. Elliot historiador e professor  americano), e isto tudo através da tradição, e nós? Temos estas ligações enquanto povo? Podemos pegar paises que comprovem isto como o Japão, a Rússia, a China e a Inglaterra, todos têm uma ligação secular com suas tradições, mas não existe um tradicionalismo (Apego às tradições. / Religião Sistema de crença que, no conhecimento da verdade, dá mais importância à revelação do que à razão, Dicionário Aurélio), este só existe no Rio Grande do Sul, onde também foi organizado o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e nos estados brasileiros ligados a Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG). Esta tradição (Transmissão de doutrinas, de lendas, de costumes etc., durante longo espaço de tempo, especialmente pela palavra: a tradição é o laço do passado com o presente; é tradição deles festejar os aniversários. / Transmissão oral, às vezes registrada por escrito, dos fatos ou das doutrinas religiosas. / Costume transmitido de geração a geração: as tradições de uma região. / Dir. Entrega material de um bem móvel, objeto de uma transferência de propriedade, Dicionário Aurélio) está relacionado aos nossos usos e costumes, nosso folclore, sim pois o gaúcho não é folclore como programas humorísticos tanto enfatizam, o gaúcho tem folclore, como diz Telmo de Lima Freitas músico e poeta Ser gaúcho é uma filosofia de vida.

Mas a falta de incentivo à cultura regional estaria vindo da escola, principalmente na educação básica e ensino fundamental. Na Constituição Federal, o artigo 210 diz que: Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais..

Para frizar este artigo |Gilberto Freire (Sociólogo, antropólogo e escritor), afirma que: O único modo de ser nacional num pais de dimensões continentais como o Brasil é ser primeiro regional

Não sou favorável que a escola desenvolva o tradicionalismo, mas sim a cultura gaúcha, fazendo a base cultural para as entidades tradicionalistas, através de projetos, e falando nisso, quais os projetos culturais que estão nas escolas de seus filhos?

Para finalizar A pilcha faz o gaúcho? Os nossos usos e costumes, o legado deixado através de gerações, está acima de símbolos e ornamentos, temos que ter a consciência que toda herança cultural e moral esta acima de qualquer valor financeiro, o gauchismo não se explica, é um estado de espírito.

Nada mais universal que o folclórico, nada mais regional que o folclórico. São universais os elementos, são regionais as combinações. Pois o que confere fisionomia regional a cada região não é tanto a matéria regional, como o produto de suas especiais e singulares maneiras de superposição e mescla. (Paixão Cortes).




Nenhum comentário:

Postar um comentário

TCHÊ, DEIXE UM COMENTÁRIO PARA MINHA QUERÊNCIA