domingo, 28 de abril de 2013

EU SOU BAGUAL - JOCA MARTINS




ARTE OU TRADIÇÃO?

Até onde, em nome da tradição podemos criticar um trabalho profissional de um dos maiores nomes da cultura gaúcha?
Usamos o exemplo de Joca Martins (que seu trabalho não é ligado oficialmente ao MTG), que num clipe, editado pela RBS TV, na cidade de Santana do Livramento onde uma música, que á tempos fora  lançada dentro da página nativista do Rio Grande do Sul e já há muito tacada pelas rádios, se torna alvo de polêmica por tradicionalistas vinculados ao MTG, reclamando de termos usados na música.
Lembramos para quem viu e para quem não conhece que veja agora. Que desde o cenário, todo gravado em Santana do Livramento, os instrumentos, o ritmo, uma mistura de milonga com cumbia (estilão de fronteira), os termos e gestos e também os personagens e lugares pitorescos descritos pelo poema da música são relacionados ao meio, ao lugar. Ou seja, um trabalho totalmente regional com um típico universo fronteirista, se torna um alvo de críticas e polêmicas.
Temos tantas outras músicas dentro do Rio Grande com duplos sentidos e até mesmo bagaceiras mais ofensivas, colocando o gaúcho como centro de anedotas e elas são tocadas nos bailes das entidades.
Por isso peço que revejam seus conceitos, pois cercear o trabalho de um artista de expressão como Joca Martins é no mínimo é uma atitude não muito inteligente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TCHÊ, DEIXE UM COMENTÁRIO PARA MINHA QUERÊNCIA