segunda-feira, 29 de julho de 2013

COLUNA MINHA QUERÊNCIA V



O MOVIMENTO CULTUR’ARTE NATIVA CANOAS

“OS IRMÃOS SEJAM UNIDOS”.
É LEI QUE SEMPRE VIGORA,
SEMPRE TENHAM A TEMPO FORA
UNIÃO DE SANGUE E IDÉIAS
SE HOUVER ENTRE ELES PELEIA
A GENTE ESTRANHA OS DEVORA”

Tendo por mola propulsora (mesmo não sendo de seu conhecimento) o Paulo Cezimbra, com a Calhandra Som, que reunia pelos idos de 2003 e 2004 uma série de músicos e conhecedores da cultura nativista e que através de seus shows prestaram serviços relevantes para nossa cultura, a Calhandra som encerrou suas atividades comerciais e o Paulo Cezimbra continua como produtor cultural em nossa cidade.
 Canoas tomou um rumo até então desconhecido para a sua população, as crias dos CTGs se tornaram artistas de ótima qualidade, mas precisam de crescimento,.
Com uma proposta de ser multiplicador. o Movimento Cultur'arte Nativa Canoas, surge para alavancar os artistas identificados com o nativismo e a nossa cultura regional. A gênese deste Movimento foi no inverno de 2008, quando alguns declamadores de Canoas (Samir Cure, Marcelo Santos, Antonio Ricardo e José Luis Biulchi de Soua), reuniram-se com o propósito de projetar alguns eventos, mas com as dificuldades que sempre encontramos por não estarmos unidos , adormeceram estes projetos. Mas como toda semente que é semeada em terra fértil, germina, e como o embrião, a idéia, já estava lançada. Começamos então o Minha Querência "A Cultura Gaúcha em Revista “, e com a revista se fez necessário trazer ao povo canoense a proposta de nosso trabalho que era a cultura regional.  Qual a melhor maneira de mostrar? Era com um show, onde reuniríamos todas as formas culturais: artes plásticas, cênicas, musicais, literárias e gastronômicas. Surgia então o Minha Querência "Da Arte, Música e Poesia Crioula", projetado para ser realizado em locais públicos. 
Aí surge efetivamente o Movimento Cultur’arte Nativa que tem por pretensão agregar a todos que trabalham com a arte nativa em Canoas, embora não contando com a credibilidade de todos os artistas canoenses (mesmo provando a cada ano a nossa importância no contexto cultural de nossa cidade), pois não acreditam que existam pessoas que trabalham por uma causa tão justa. Quando foi pensado o Minha Querência "A cultura gaúcha em revista", foi pensado num veículo de comunicação deste movimento, pois com o blog culturadaquerencia.blogspot. agregado ao Minha Querência da arte, música e poesia crioula, foram ferramentas sempre colocadas a serviço do Movimento Cultur’arte Nativa de Canoas e a todos que de uma forma ou outra possamos ajudar para que continue crescendo e multiplicando a idéia da arte crioula em Canoas, seja  nas artes visuais, cênicas, literárias, corporais, e auditivas. 
Por isso que afirmamos “A CAMINHADA FAZ-SE CAMINHANDO” (Antonio Machado). Pois neste processo de maturação cultural, juntamos valores durante esta caminhada e muito mais do que isto, laços de amizade e companheirismo tão difíceis nos dias atuais. Valores muito maiores do que os financeiros. Nesta caminhada, não cruzamos caminhos apenas por cruzar, mas para construir e multiplicar amizades.

Portanto o Movimento Cultur'Arte Nativa de Canoas tem a pretensão de agregar os artistas canoenses ligados ao nativismo e para isto gostaríamos de contar com a credibilidade de todos. 

ASSOCIAÇÃO CULTUR’ARTE NATIVA CANOAS

Com a falta de apoio direto e a necessidade entre os  artistas regionais , músicos, declamadores, artistas plásticos, escritores  e atores,  está sendo formada a Associação Cultur’Arte Nativa Canoas que entre suas finalidades  é, de fomentar através de projetos culturais nas esferas municipais, estaduais e até federais. 
Pois hoje em nosso município não temos uma política cultural voltada à cultura regional, somente temos ao tradicionalismo, através da AETC (Associação das Entidades Tradicionalistas de Canoas), os artistas que não são vinculados aos CTGs ou vão  esperar a Semana Farroupilha para ganhar um cachê ou procuram outras cidades para poder trabalhar.  Uma expectativa natural de crescimento  não existe, nascem e crescem como músicos regionais mas tem que desvirtuar do regional para poder crescer profissionalmente em nossa cidade, da mesma forma temos declamadores que necessitam procurar outros ares para serem admirados por sua arte. Também no ramo literário, esta lacuna está ligada à falta destas políticas, no segmento das artes plásticas sem projetos exposições, salões e querendo estender um pouco mais, vamos chegar aos artesões. 
O Pic (Programa de Incentivo a Cultura) não contempla projetos regionais, pois os mesmos não recebem as informações  adequadas, não temos em Canoas um produtor cultural que ajude estes artistas na hora de propor seus projetos, isto esta escancarado na falta de uma  associação , não podemos colocar na secretaria de cultura as  culpas de uma desorganização, de uma falta de união, precisamos de uma organização urgente, de articulação política e constância, precisamos organizar um calendário em nossa cidade, um aprofundamento nas discussões.
Convido a todos os interessados a contatar pelos telefones: 34686333, 91355762 ou mandem considerações e ideias pelo e-mail minha_querencia@yahoo.com.br  .

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­_____________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TCHÊ, DEIXE UM COMENTÁRIO PARA MINHA QUERÊNCIA