sábado, 18 de abril de 2015

O IMPORTANTE É TER OU SER CULTURA?





O IMPORTANTE É TER OU SER CULTURA?

Depois de todos os desdobramentos da atual conjuntura cultural canoense, em relação à literatura, e após uma entrevista da TVOZ DA QUERÊNCIA com o historiador e cineasta canoense Antonio Jesus Pfeil que durante a entrevista, ele citou o curta metragem “Jesus o Verdadeiro”. E me deu  vontade de ver o filme e ao vê-lo no you tube, me chamou a atenção naquele filme foi quando Jesus citou:

O MAIS IMPORTANTE NÃO É TER CULTURA, O IMPORTANTE É SER CULTURA. O TEIXEIRINHA É IMPORTANTE, NÃO INTERESSA SE O TEIXEIRINHA É  OU NÃO É CULTO, ISSO NÃO INTERESSA.
INTERESSA QUE O TEIXEIRINHA É DISCUTIDO, QUE OS FILMES DELE SÃO DISCUTIDOS, O TRABALHO DELE É DISCUTIDO, A MÚSICA DELE ERA DISCUTIDA. ELE É IMPORTANTE NÃO ADIANTA TER CULTURA E NINGUÉM FALAR DE TI.

E vejo este problema hoje em nossa cidade, se é mais importante quem produz livros ou quem fez mudar a cena cultural de uma cidade.
Também isso tudo me fez lembrar a Academia Brasileira de Letras que por três vezes negou a cadeira de imortal ao nosso Poeta Maior Mario Quintana, ai o escritor Cícero Sandroni escreveu sobre esse fato: “Este é, sem dúvida, o caso de Mario Quintana. E quando lembro seu verso "enquanto os outros passarão, eu passarinho", penso que talvez tenha sido melhor assim. Quintana passarinho necessitava de mais espaço para o seu vôo, hoje e sempre a encantar todos os que, ao passar pelo efêmero da vida, descobrem a essência da obra imortal”. Lembramos que na Academia Brasileira de Letras, encontramos como imortal, por exemplo José Sarney.
Precisamos ter coerência em Canoas, uma unidade, pois claramente há uma ruptura na literatura canoense. Precisamos entender que pessoas podem não ter requisitos para pleitear um cargo, mas quando entidades indicam um nome por meritocracia, pelo resumo de uma obra, e indivíduos perdem a sensibilidade e a oportunidade de crescer um pouco como gente, ao esconder-se atrás de um decreto. Decretando certamente a falência da coerência e da gratidão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

TCHÊ, DEIXE UM COMENTÁRIO PARA MINHA QUERÊNCIA