sábado, 22 de setembro de 2018

FRAGMENTOS DA TRADIÇÃO CANOENSE







FRAGMENTOS DA TRADIÇÃO CANOENSE
1ª RONDA DA CHAMA CRIOULA 1955

...Pela primeira vez, a 20 de setembro, os campeiros do Rancho Crioulo, cavalgando seus fletes e conduzindo os pavilhões brasileiros e rio-grandenses, vão desfilar pelas ruas de Canoas.
Vendo-os, algum gaúcho octogenário, postado na esquina, há de confortar-se às lagrimas concluindo de si para si: “_É o Rio Grande que não morre, porque os meus netos o adoram!
(João Palma da Silva, O Momento, 20/08/1955)

O Centro Canoense de Tradições, com apenas três meses, vem de realizar sua primeira Ronda Crioula. E como não podemos opinar pessoalmente acerca do sucesso ou não das solenidades, limitamo-nos a agradecer as autoridades civis, militares e eclesiásticas e a todas as pessoas que colaboraram honestamente conosco.
O programa, como é de conhecimento público, contou do seguinte: Abertura da Ronda, no dia 9 do corrente, com a magnífica conferência do ilustre historiador Prof. Walter Spalding.
Baile a gaúcha, no dia 17, com apresentações de artes regionais. No dia 20 houve o lançamento da pedra angular com a benção do vigário, um desfile farroupilha e um churrasco, seguindo ainda de apresentações artístico regionais.
Para o desfile, contou-se com a notável cooperação de vários campeiros do centro de Esteio e desta cidade.
A esforçada e dinâmica Prof. Ondina Flores Soares, á frente do nosso departamento de danças regionais, deu, com o seleto grupo por ela ensaiado esplêndido relevo a toda ronda.
(João Palma da Silva, O Momento, 01/10/1955)

A Rádio Voz da Querência, junto com a Editora Minha Querência parabeniza a todos os tradicionalistas canoenses por tão bela história do culto ás tradições iniciados pelo Rancho Crioulo CCT e pelo patrono do tradicionalismo canoense o Gaúcho João Palma da Silva. Lembrando sempre que a missão da Editora Minha Querência “valorizando os teus valores” por estes 63 anos de amor ao culto das tradições.

“-PELA FÉ TRADICIONALISTA E PELO RIO GRANDE” (1955/2018)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

TCHÊ, DEIXE UM COMENTÁRIO PARA MINHA QUERÊNCIA