quarta-feira, 14 de abril de 2010

FUI, VI E GOSTEI MUITO


PEDRO WEINGÄRTNER 1853 - 1929
 UM ARTISTA ENTRE O VELHO E O NOVO MUNDO

O MARGS (Museu de Artes do Rio Grande do Sul) está recebendo a grande retrospectiva de pinturas do artista gaúcho Pedro Weingärtner, este projeto agrega coleções de importância inestimáveis. Ruth Sprung Tarasantchi, crítica de arte e curadora da amostra, garimpou obras do Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, do instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS, da pinacoteca APLUB de arte Rio-Grandense, além de colecionadores particulares de todo o Brasil, do próprio MARGS e da Pinacoteca de São Paulo.
Iniciando no dia 13 de abril indo até o dia 13 de junho. Esta retrospectiva traz cerca de 90 obras do artista em três épocas de sua vida.                                                                              Pedro Weingärtner viajou em 1879 para Alemanha, residindo longo tempo na Europa onde cursou o Liceu de Artísticas e Ofícios de Hamburgo e a Escola de Belas Artes de Baden. Freqüentava também os meios artísticos de Berlim e Paris. Portoalegrense, nascido em 26 de junho de 1853, Weingärtner nunca se olvidou de sua terra, trabalhando especialmente o regional, a cultura e a tradição gaúcha como nas telas onde retrata a lida de campo, pequenas vendas, bailes interioranos e carreteiros que tomam chimarrão em seu descanso. As telas, muitas vezes de dimensões mínimas, compõem verdadeiras crônicas de costume.  É necessário observar vagarosamente o ambiente representado para perceber as figuras ocupadas em afazeres hoje esquecidos e apreciar momentos por ele fixados.
Você vai ver neste espaço um painel significativo da pintura de um dos notáveis artistas plásticos do sul e um dos mais importantes do Brasil em seu tempo, o primeiro pintor gaúcho a ser reconhecido nacional e internacionalmente.
Recomendamos a todos que defendem a cultura gaúcha, fazendo uma ponte do regional ao erudito, realmente vale a pena conferir.

"O PRESENTE REVELA A CADA PESSOA
 A IMAGEM DE SEU PASSADO"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

TCHÊ, DEIXE UM COMENTÁRIO PARA MINHA QUERÊNCIA