domingo, 8 de agosto de 2010

ECO SOL - ECONOMIA SOLIDÁRIA - CANOAS / RS


 A Economia Popular Solidária (EcoSol) representa a geração de trabalho e renda para milhões de pessoas no meio rural e urbano. Fundamentada nos pilares da solidariedade e da autogestão, é um movimento em plena expansão no mundo.
A Ecosol é um rico processo de democratização e qualificação das relações de trabalho e de poder nas organizações e a materialização do sonho de muitos em construir uma nova economia.


 A EcoSol em Canoas foi constituida a partir da organização de associações e cooperativas com apoio  de ONGs e Universidades. Em meados de 2001, foi instituído o Fórum Municipal de EcoSol, com o intuito de organizar os empreendimentos em Canoas.
Hoje, a Secretária de Desenvolvimento Econômico possui uma Diretoria destinada à EcoSol, que se responsabiliza pelas estratégias de desenvolvimento do projeto e ações nas diversas áreas, buscando potencializar a atividade em Canoas.
Entre os eixos centrais está a promoção e ampliação da demanda dos produtos através de lojas, centros de EcoSol, feiras e participação dos grupos nos eventos municipais.
Outros eixos são a formação e capacitação dos grupos e agentes de EcoSol, oferecendo assessoria organizacional, tecnologia, acesso a crédito e investimento para associações e cooperativas.
Após o mapeamento dos empreendimentos de EcoSol em Canoas, foi identificada a classificação nos segmentos de alimentação, confecção, reciclagem, agricultura familiar e artesanato.
O desenvolvimento do Programa Municipal de EcoSol, conjuntamente com projetos de esforço público, proporcionam um ambiente favorável ao seu crescimento, apoio e fomento da produção agropecuária, agrícola urbana, de hortas comunitárias e pesca artesanal buscando sempre o abastecimento sustentável, qualificação produtiva e a reinserção profissional.


***


Nenhum comentário:

Postar um comentário

TCHÊ, DEIXE UM COMENTÁRIO PARA MINHA QUERÊNCIA