Nós do blog Cultura da Querência e da Revista Minha Querência temos a satisfação de trazer aos nossos leitores e internauta um resumo do show do Robison Paines, o "Binho", ex integrante do grupo Martin Fierro, e com forte ligações culturais com Canoas onde foi interprete dos CTGs Estância Gaúcha e Brazão do Rio Grande, atualmente melhor interprete vocal do ENART, pois o Binho fez show de pré-lançamento do CD Heranças Gaúchas, no dia 15/08 na Casa de Cultura de Esteio. Pedimos ao declamador e musico Luciano Salerno presente no evento para fazer um comentário do show.
ROBSON PAINES “BINHO”
CD "HERANÇAS GAÚCHAS"
CD "HERANÇAS GAÚCHAS"
O projeto “Heranças Gaúchas” trata-se de uma gravação fonográfica de resgate cultural e histórico da tradição gaúcha, apresenta também composições inéditas unindo nossos costumes e hábitos ao processo natural de evolução do ser humano.
O show foi... "Sensitivo e Forte"! Uma apresentação arrojada nas canções não inéditas e iluminada nas inéditas.
Composições não somente para cantar, mas sim, para ouvir, alimentar a alma e o coração!
O repertório diversificado em temas, letras e gêneros, levou ao público um diferencial e a oportunidade de conhecer um pouco mais de cada composição a ser apresentada, ao que por vezes fica a reflexão de como ou no que o poeta pensou ao escrever a letra de determinada música.
Contando com um time de músicos de grande talento, extrema sensibilidade musical e poética o show apresentou seus nuances: o diálogo do intérprete com o público, a descontração e alegria do público oa cantar as músicas, momentos solenes de consciência ecológica e de extrema reflexão sobre os conceitos e valores da vida.
Um dos pontos máximos foi quando Robson interpretou a música inédita - Milonga de Retovar Estrelas - de sua autoria com letra de Luciano Salerno, onde foi chamado ao palco o “Plateiro e Guasqueiro Raul Sartor Filho – da cidade de Bento Gonçalves/RS”, o qual foi a inspiração para a música, retratando o dia a dia do artesão gaúcho, suas ânsias e a dura realidade cotidiana.
Fica o convite para quem não foi.
E a quem foi, a certeza de um reencontro com as suas heranças.
(Luciano Salerno)
***
Nenhum comentário:
Não é permitido fazer novos comentários.