domingo, 19 de dezembro de 2010

PRECISAMOS POPULARIZAR O TRADICIONALISMO?



PRECISAMOS POPULARIZAR O TRADICIONALISMO?
Precisamos popularizar o tradicionalismo para ter uma maior adesão do povo gaúcho, por um simples motivo, se tratar do seu regional.

PORQUE POPULARIZAR O TRADICIONALISMO?
Na verdade o "Tradicionalismo é o movimento popular que visa auxiliar o Estado na consecução do bem coletivo, através de ações que o povo pratica (mesmo que não se aperceba de tal finalidade) com o fim de reforçar o núcleo de sua cultura: graças ao que a sociedade adquire maior tranqüilidade na vida comum"...
...O Tradicionalismo deve ser um movimento nitidamente POPULAR, não simplesmente intelectual. É verdade que o tradicionalismo continuará sendo compreendido, em sua finalidade última, apenas por uma minoria intelectual. Mas, para vencer, é fundamental que seja sentido e desenvolvido no seio das camadas populares, isto é, nas canchas de carreiras, nos auditórios de radioemissoras, nos festivais e bailes populares...
(Tese: o Sentido e o valor do tradicionalismo gaúcho (Barbosa Lessa), 1º Congresso Tradicionalista, em Santa Maria, 1954)

Portanto a cultura gaúcha, o tradicionalismo foi constituído para ser popular, o que teria desvirtuado o movimento para chegar até ser elitizado nos anos 2000.
Será que foram os festivais, e festas  na atual conjuntura do tradicionalismo  que exclui a população mais carente pelo custo de indumentárias, transporte, músicos, caixinhas, taxas, obrigações, imposições e normatizações tirando toda a expontanidade do movimento?
Porque perdeu-se a ligação com o povo, com o popular. Por isso temos que colocar a trem novamente nos trilhos. Este é o grande desafio do Minha Querência “A Cultura Gaúcha em Revista”
 (José Luis Biulchi de Souza, Escritor, jornalista e professor)
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TCHÊ, DEIXE UM COMENTÁRIO PARA MINHA QUERÊNCIA