segunda-feira, 25 de julho de 2011

SABE O QUE É QUERÊNCIA?


SABE O QUE É QUERÊNCIA?

Temos na paisagem do pampa riograndenseum passáro chamado quero-quero, que é considerado o "Sentinela do Pampa".

O quero-quero diferentemente de outras aves faz o seu ninho no chão, vivendo a maior parte do tempo em contato com a terra e apegado as lugar onde vive. A este lugar que costumam ficar, no linguajar gaúcho chamamos de "Querência"

A Querência é um lugar que tem uma vontade, um querer originário...
Mas não é um querer isolado e separado do querer humano, dos animais e das plantas que ali vivem. O querer da Querência requer de tudo o que ali vive o que pertence ao lugar inclusive a paisagem.

Ser apegado a um determinado lugar é ser a querênciado. O processo de se apegar ao lugar se expressa no verbo "Aquerênciar".
Ser aquerênciado significada também estar de bem com a vida, estar na posse da plenitude do sentido da vida.

Na sabedoria campesina do sul do Brasil, da Argentina e do Uruguai, do gaúcho a felicidade é o próprio sentido de pertencer a um lugar.

A Querência é a intimidade com a natureza e com as coisas do local em que se vive. É ser parte das histórias das pessoas, dos animais e das plantas do lugar.

É ter a própria identidade pessoal, a própria história individual, inseparável de toda a teia destas histórias.

É estar em casa no mundo.

Por outro lado a pessoa que é infeliz, que não encontrou o seu lugar no mundo, que está de mal com a vida é "desaquerênciada".

A pessoa desaquerênciada não tem paradeiro fixo, vive inquieta, sempre á procura de um outro lugar, insatisfeita, angustiada, no estado de carência, de falta.

Na perspectiva da sabedoria gaúcha, o problema ecológico que vivemos as catástrofes naturais é a humanidade estar dasaquerênciada na Mãe Terra, da Pachamama, de Gaia a suprema morada do homem.

É PRECISO AQUERÊNCIAR
A HUMANIDADE NA TERRA!


Um comentário:

TCHÊ, DEIXE UM COMENTÁRIO PARA MINHA QUERÊNCIA