sábado, 10 de agosto de 2013

COLUNA MINHA QUERÊNCIA VI



AETC e a 
Guia de Transporte Animal 
(GTA)

Na ultima reunião da Associação das Entidades Tradicionalistas de Canoas (AETC), ocorrida dia 29 de julho, foi colocado aos campeiros que irão buscar a Chama Crioula, na cidade de General Câmara, também para o desfile campeiro e ao ingressar no Parque Eduardo Gomes inclusive para participar da Copa Canoas de Laço em comemoração ao 20 de Setembro, a exigência de ter a Guia de Trânsito Animal (GTA) que também abrange o exame de anemia infecciosa equina que tem a validade de 60 dias, entre as novas determinações previstas no decreto 50.072, que entrou em vigor em 1º de maio deste ano e regulamenta a Lei da Defesa Sanitária Animal.
Para muitos campeiros esta Guia de Transporte Animal (GTA) ainda não está bem entendida, para isso, estamos tentando ajudar, pois o governador do estado,  Sr. Tarso Genro, suspendeu as penalidades previstas pelo decreto nº 50.072 de 18 de fevereiro de 2013.


Decreto Nº 50392 DE 10/06/2013 (Estadual - Rio Grande do Sul)
Data D.O.: 11/06/2013
                Suspende a aplicação de penalidades previstas no Decreto nº 50.072, de 18 de fevereiro de 2013, que regulamenta a Lei nº 13.467, de 15 de junho de 2010, que dispõe sobre a adoção de medidas de defesa sanitária animal no âmbito de Estado do Rio Grande do Sul.
         
                 O Governador do Estado do Rio Grande do Sul, no uso das atribuições que lhe confere o art. 82, incisos V e VII, da Constituição do Estado, e:

 - Considerando que o cavalo é um símbolo oficial do Estado do Rio Grande do Sul,
 - Considerando o grande número de eventos equestres que promovem as atividades campeiras, ligadas a cultura do Estado do Rio Grande do Sul,
 - Considerando a necessidade de se promover o inquérito soroepidemiológico de anemia infecciosa equina para fins de estimar a prevalência no rebanho do Estado do Rio Grande do Sul; e
 - Considerando a necessidade de estudos acerca do trâmite de equídeos e a adaptação da legislação vigente no tocante a estes animais,

Decreta:
 Art. 1º. Fica suspensa, somente em relação aos equídeos, até 31 de dezembro de 2013, a aplicação das penalidades previstas nos arts. 45, 46 e 48 do Decreto nº 50.072, de 18 de fevereiro de 2013, que regulamenta a Lei nº 13.467, de 15 de junho de 2010, que dispõe sobre a adoção de medidas de defesa sanitária animal no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul.
 Parágrafo único. A suspensão prevista neste Decreto não se aplica para casos de transferências interestaduais, transações comerciais e leilões de equídeos.
 Art. 2º. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

PALÁCIO PIRATINI, em Porto Alegre, 10 de junho de 2013

 TARSO GENRO,
Governador do Estado.
 Registra-se e publique-se.
 

CARLOS PESTANA NETO,
Secretário Chefe da Casa Civil.


4° CONFERÊNCIA
 MUNICIPAL DE CULTURA

A 4º Conferência Municipal de Cultura aconteceu nos dias 07 e 08 de agosto nas instalações da escola O Acadêmico. Convidado para participar dos diálogos culturais que antecede a conferência e no colegiado música, tradição e folclore constatei que falta um esclarecimento do que exatamente significam estes assuntos, ou seja, folclore, tradição e tradicionalismo, três assuntos que são paralelos, andam juntos e até se misturam mas não são iguais,  precisamos estar atentos para não entrar em rota de colisão. Não podemos criar uma autofagia cultural , nenhum movimento pode sobrepor a cultura popular, a ciência do povo e sobretudo a sua tradição. Trago os conceitos sobre tradição, Folclore  e Tradicionalismo do livro Curso de Tradicionalismo Gaúcho de Antônio Augusto Fagundes.

TRADIÇÃO:

Essa palavra vem do Latim, do verbo tradere (traditio, traditionis), que quer dizer trazer até, entregar. Em direito, tradição significa entrega. Em um sentido mais amplo, que é o que interessa para o presente estudo, tradição quer dizer culto dos valores que os antepassados nos legaram, nos entregaram.
Todo o grupo social, toda a nação, tem sua própria escala de valores e é essa escala que torna os povos distintos entre si. Os gaúchos se distinguem de outros brasileiros – e mesmo de outros povos, no mundo – porque tem uma escala de valores muito característica. Fique claro, porém e desde já, que a Tradição não é uma exclusividade gauchesca.

FOLCLORE:

Entre as ciências que auxiliam o tradicionalismo, destaca-se, em pé de igualdade com a história, o Folclore.
Discutem os especialistas, ainda hoje, se o Folclore é ciência ou apenas uma disciplina científica. O mais correto, porém é considerar o Folclore como uma ciência autônoma, do quadro das chamadas Ciências Sociais, ao lado, portanto, da História, da Antropologia, da Sociologia, do Direito e das demais.
O folclore tem campo próprio, método(s) próprio(s) e pode formular leis testáveis tão bem como qualquer outra ciência social. Não considerar o Folclore como ciência é mero preconceito. Ou ignorância crassa.
O Folclore é a ciência que estuda a cultura espontânea do grupo social. A cultura espontânea é aquela que o grupo incorpora naturalmente, sem ensino formal e que dessa mesma maneira se transmite no tempo (de geração em geração) e no espaço (por contiguidade).


TRADICIONALIMO:

Tradição – um culto – nativismo – Um sentimento. Existem em todo o mundo. Agora tradicionalismo só existe no Rio Grande do Sul. Quando existe fora daqui é o gaúcho que estende muito longe seus braços, para estreitar junto ao coração, em todas as querências, os gaúchos, as gaúchas e seus descendentes.
Tradição e Nativismo podem andar com uma única pessoa. Existem no singular. O Tradicionalismo não: é obrigatoriamente associativo, coletivo. Tradicionalismo é um movimento cívico-cultural.

CONVITE:

Aproveitando o ensejo, antecipadamente, convido a todos para, nos dias 18 e 19 de outubro no auditório João Palma da Silva, junto a Secretaria de Cultura, rua Ipiranga n°100, o Seminário “Quatro tentos de uma trança” que como um guasqueiro (mestre na arte de trabalhar em couro) formar a trança da Cultura Gaúcha, ou seja, desmistificar todas suas formas, como Tradição, Folclore, Tradicionalismo e Nativismo/Cultura Regional.
Promoção do Jornal Minha Querência com o Movimento Cultur’Arte Nativa Canoas, maiores informações e inscrições pelos telefones 91385762 ou 34686333 também por e-mail minha_querência@yahoo.com.br.  


DIA DOS PAIS

Perdi meu pai
Mas sempre o acho.
Na saudade, na lembrança.
Nos sonhos ele fala comigo
Comunicando na linguagem do amor

Viveu em sua humildade, o meu pai
Conjugando o verbo doar.
E literalmente dividia o pão,
Tantas lições de vida.

Tinha o meu pai, tantos amigos
Que não cabiam naquele peito magro.
É pai, fomos muitos ligados
Fomos não, somos!
Somos ligados pelo teu carinho
Que é inesquecível.
Na tua alegria, que era inesquecível
E no teu amor eterno.

Sabe pai
Como velhos amigos
É bom te rever nos sonhos
Aparece mais, meu velho!
Hoje eu sei, que sou tu
E tu viveste em mim
Todos meus sonhos.

(José Luis Biulchi de Souza)

A todos leitores que são filhos 
e são pais, como eu sou,
um FELIZ DIA DOS PAIS
Gracias a todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

TCHÊ, DEIXE UM COMENTÁRIO PARA MINHA QUERÊNCIA