segunda-feira, 25 de maio de 2015

A POLÊMICA NA TRADIÇÃO DOS GAÚCHOS NO LAÇO





POLÊMICA NA TRADIÇÃO

DOS GAÚCHOS NO LAÇO

TRADIÇÃO GAÚCHA NOVAMENTE EM ROTA DE COLISÃO ENTRE OS TRADICIONALISTA NO ESPORTE SÍMBOLO DOS GAÚCHOS

A briga no seio do tradicionalismo coloca o MTG e a Federação Gaúcha do Laço em confronto por uma resolução administrativa.
Desde 1958, quando no Rodeio de Vacaria colocou o tiro de laço como modalidade de disputa, ele vem se enraizando de geração em geração na tradição gaúcha, sempre sob a coordenação do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Em junho de 2013, um grupo de tradicionalistas que não concordavam com as normas impostas pelo MTG, fundou a Federação Gaúcha do Laço.
Isso bastou para iniciar uma das maiores polêmicas dentro do tradicionalismo gaúcho, tanto que em março de 2014 o Conselho Diretor do MTG editou resolução normativa proibindo entidades filiadas de participar, promover, co-promover, ceder dependências ou qualquer forma de divulgar eventos e atividades da citada federação de laço. O veto estende-se para narradores e juízes credenciados.
O presidente da Federação do Laço, Cleber Vieira explicou que a entidade tem os objetivos de organizar, fortalecer, respeitar, assessorar, financiar e principalmente ser parceira daqueles que laçam e fazem desse esporte uma união entre o poder público e privado”. Em referência à resolução do MTG, Vieira “quer ver como isso vai funcionar juridicamente”. A Federação vai dar respaldo para quem supostamente for punido pelo MTG. O direito constitucional de ir e vir terá de ser respeitado. Se isso não acontecer, a justiça vai decidir”, arrolou.
Em meio a essa polêmica, o deputado Giovani Feltes (PMDB) encaminhou, em 2013, projeto de lei para a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul declarando o Tiro de Laço esporte oficial do Rio Grande do Sul. Feltes disse “foi um esforço no sentido de resguardar um aspecto fundamental da história do nosso estado, construída nesta relação com o cavalo”.
Em 15 de outubro de 2013 a Lei 271/2013, declara que o Tiro de Laço esporte símbolo do Rio Grande do Sul.
Art. 2º - O Tiro de Laço é uma manifestação cultural em forma de esporte, que simula a prática secular de laçar o gado, e onde o laçador compete a cavalo.

Sendo esporte ou tradição, o Tiro de Laço, esporte símbolo do Rio Grande do Sul, vem atingindo mais adeptos, e ao de vir mais polemicas, o certo que reforça ainda mais a vocação regional que o Rio Grande do Sul traz em seus símbolos que representam a sua terra e a sua gente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

TCHÊ, DEIXE UM COMENTÁRIO PARA MINHA QUERÊNCIA