sábado, 7 de agosto de 2010

O ARTESANATO


As feiras da Economia Solidária de Canoas, hoje em sua 9º edição, alusiva ao dia dos pais, usando principalmente o artesanato como forma de fomentar o trabalho e renda aqui em nosso município, é muito importante para economia canoense, mas não podemos ver esta atividade apenas neste viés, ela é muito mais.
Quando se fala em cultura regional, e como é a nossa proposta, o nosso foco cultural (de nosso blog e revista). Pois para nós todo este movimento, esta nova visão de Canoas para a economia  solidária  não passa de um resgate histórico e cultural de uma Canoas que há muito havia perdido suas referencias, suas raízes culturais. Temos registros que o artesanato, a manufatura em madeira fora a primeira forma de manifestação cultural, através dos Carpinteiros da Ribeira, os irmãos pardos (escravos) Antonio, Elias, José e Sebastião e o mulato Antonio Ferreira, eram os tais Carpinteiros da Ribeira, de serviços brutos moldavam canoas, gamelas, móveis rústicos e até gaitas de foles. 
Por isso que nós  saudamos todos estes grupos que formam a Economia Solidária de Canoas por este talves não instintivo, mas muito importante para a cultura canoense.


PARABÉNS POR ESTA NOVA VISÃO CANOENSE.



 

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog...
    está lindo...amei essa foto do meu stand.
    sucesso pra todos nós!!!

    ResponderExcluir

TCHÊ, DEIXE UM COMENTÁRIO PARA MINHA QUERÊNCIA