quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

RETROSPECTIVA DE 2015 E EXPECTATIVA PARA 2016 DA FEDERASUL




“DESEJO-LHES UM FELIZ  NÃO SEI QUANDO”

Com esta introdução, mediante a conjuntura política brasileira foi que o presidente da FEDERASUL, o Sr. Ricardo Russowsky mostrou-se apreensivo mediante a recessão e a falta de perspectivas políticas que façam a curto prazo a economia brasileira decolar.
Pois o cenário internacional de percepção de crédito agravada e um decréscimo da economia interna reduzida, propiciando o desemprego fundamentalmente na indústria e no comércio.
Esta recessão irá alcançar até mesmo o agronegócio, que é muito importante para o PIB nacional. Por isso teremos uma queda no agronegócio e em consequência nos serviços.
Para a FEDERASUL, 2015 teve um superávit financeiro, com uma reformulação equilibrada.Também um fato positivo foi a aprovação da Lei Rouanet que permite a restauração do símbolo do comércio no Rio Grande do Sul, o Palácio do Comércio.
A retrospectiva 2015 e a Expectativa para 2016 foi apresentada pelo economista André Azevedo.


No cenário externo a economia encolheu 3,7% com juros elevados de 14,5%, verdadeiramente estamos em estado de inflação disse André.
No cenário interno nunca tivemos no Brasil uma recessão tão longa e intensa, com uma duração de um ano e meio a dois anos.
A reversão da queda do desemprego cresceu mais de 1 ponto percentual. Mesmo com a taxa de cambio e o clima favorável para o crescimento, ouve queda em nosso PIB.
Embora o crescimento de alguns setores, sempre o macro tende a sobrepor os setores que tiveram crescimento ao longo prazo irão sentir os fatores da crise.
Inclusive que o clamor popular sobre o impeachment da presidente Dilma Rousseff arrefeceu quando o povo se deu por conta de quem será o sucessor. O povo não está convicto na mudança, e o candidato a sucessão não é do anseio do povo.


Jose Luis Biulchi de Souza
Jornalista
MTB/RS 14009
Editora Minha Querência
(51) 34686333








Nenhum comentário:

Postar um comentário

TCHÊ, DEIXE UM COMENTÁRIO PARA MINHA QUERÊNCIA