sexta-feira, 22 de outubro de 2010

CRIADOR E CRIATURA - VINÍCIUS CASSIANO

( imagem de Voldinei Lucas) 

O CRIADOR E CRIATURA

Na tarde de terça feira (19/10), cruzando a Praça da Emancipação, encontrei o Sr. Vinícius Cassiano em volta de sua criação , o Monumento ao Futuro. Parei , fotografei e conversamos sobre a visão dele da atual conjuntura  cultural de Canoas então ele falou para o Minha Querência:


Segundo Cassiano: "Um povo que não cultiva suas as tradições, esse povo certamente vai ser dominado por outros povos". Sobre as tradições e heranças culturais ele falou "Os povos lutam pela honra da sua história, guardam a herança do passado.


Da conjuntura cultural do povo de Canoas disse que Canoas é uma cidade cosmopolita de pessoas que vieram  de fora para fazer a sua história, por isso não trazem ligações históricas com a cidade não tem apego ao passado da cidade, cabe a nós (articuladores culturais) resgatarmos a nossa história lembrando da obra de João Palma da Silva complementando que todas ações culturais de resgate a memória da cidade em todas as manifestações é a cultura em movimento e até citou uma passagem bíblica quando disseram para Cristo calarem os apóstolos: "Se eles não falarem um dia, as pedras haverão de falar". Para encerrar "O homem não pode ficar sem cultura e arte, seriamos robôs, um ser sem alma".


***
 

Um comentário:

TCHÊ, DEIXE UM COMENTÁRIO PARA MINHA QUERÊNCIA